domingo, 1 de dezembro de 2013

COMBATE À CORRUPÇÃO, via TSE: novas eleições são realizadas em 10 municípios neste domingo (1) porque houve 'compra de votos' de ex-prefeitos

Eleitores de 10 municípios brasileiros, inclusive um do Norte de Minas, voltam às urnas neste domingo (1/12)
Da Agência Brasil
Em razão da fraude de 'compra de votos', 10 municípios brasileiros voltam às urnas hoje (1/12)
BRASÍLIA/DF - Novas eleições serão feitas neste domingo (1º) em dez municípios de seis estados. Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 163 mil eleitores voltarão às urnas para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos, porque o resultado das eleições de 2012 foi anulado.

As novas eleições serão em Tarrafas (CE), Pires do Rio (GO), Água Boa, Água Azul do Norte (PA), Montezuma, Mathias Lobato e Santa Helena de Minas (MG), Água Azul do Norte (PA), Colinas (RS), Descalvado e Santana do Parnaíba (SP).

As eleições em Lajes Pintadas, no Rio Grande do Norte, e em Palestina, em Alagoas, também previstas para ocorrer no dia 1º de dezembro, foram suspensas por decisão liminar dos ministros Gilmar Mendes e Luciana Lóssio, respectivamente.

Em todas as cidades em que os novos pleitos serão realizados, as eleições de 2012 para prefeito foram anuladas pela Justiça Eleitoral porque o candidato que recebeu mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura indeferido ou o mandato cassado.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 65 cidades de 19 estados elegeram novos prefeitos e vice-prefeitos em 2013. Novas eleições podem ser convocadas pela Justiça Eleitoral.

Edição: Fábio Massalli – Agência ABr

NORTE MG - Montezuma realiza eleições neste domingo (1/12)
Três candidatos disputam o cargo de prefeito da cidade
Do G1 Grande Minas
Neste domingo (1), o município de Montezuma, do Norte de Minas realiza as eleições suplementares para o cargo de prefeito.  A cidade com mais sete mil habitantes é distante 720 quilômetros de Belo Horizonte e 280 de Montes Claros.
Três candidatos concorrem ao cargo. Fabiano Costa Soares (PSOL), pela coligação ‘Montezuma não pode parar’; Ivo Alves Pereira, (PP) é apoiado pela coligação Voto Limpo. Concorre também Marcelo Cordeiro (DEM) que não tem coligação.
No município, cinco mil eleitores estão aptos a votar. A nova eleição será realizada porque o Tribunal Regional Eleitoral manteve a cassação do ex-prefeito Erival José Martins por compra de votos. Em 2012 ele foi eleito com mais 50% dos votos válidos.
Em Minas Gerais, além de Montezuma, os municípios de Água Boa, Mathias Lobato e Santa Helena de Minas também realizam as eleições suplementares neste domingo. A votação começa as 8h e termina as 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva