sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

UM PIANO PELA ESTRADA: Arthur Moreira Lima dá um toque de clássico-popular na noite desta sexta (6) em MoC

Pianista e Orquestra Sesiminas brindam Montes Claros com o espetáculo Um piano pela estrada
O pianista Arthur Moreira Lima fez, na noite de sexta, em Montes Claros, um concerto clássico-popular com a  Orquestra Sesiminas. Foto: Divulgação.
MONTES CLAROS (MG)/Do FN Café NEWS Um piano pela estrada. Este foi o concerto clássico-popular do pianista Arthur Moreira Lima e da Orquestra de Câmara Sesiminas, que brindaram Montes Claros, com única apresentação, na noite desta sexta-feira, na praça cultural dos Jatobás, no Ibituruna.

O espetáculo, que teve a duração de uma hora e meia, reuniu cerca de 800 pessoas no evento, o qual foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em parceria com Prefeitura da cidade, por meio da secretaria municipal de Cultural.

No repertório musical, foram apresentadas obras de compositores nacionais e internacionais, do clássico ao popular. Além dessa compilação selecionada cuidadosamente para público montes-clarense, Moreira Lima interagiu em diversos momentos com o público, discorrendo sobre suas obras e inspirações em autores. Assim, de forma eclética, o concerto do pianista e da Orquestra reuniu músicas de Mozart a Pixinguinha, passando por Bach e Luiz Gonzaga.


O pianista Arthur Moreira é o criador, produtor, empresário e artista de uma iniciativa inédita no Brasil: a de levar música de concerto a lugares e públicos os mais distantes deste universo cultural, por meio do projeto Um Piano pela Estrada, que leva por todo o país em caminhão-teatro de 45m² de cena.

O ineditismo se deve ao fato de o pianista transportar, literalmente, o concerto todo, incluindo seus sofisticados pianos de cauda; o próprio palco (resultado da conversão do baú do veículo, a cada concerto, em área de cena); o som amplificado independente; iluminação; telão; camarim com ar condicionado etc.

Arthur Moreira Lima trabalhou como subsecretário de Cultura no governo fluminense de Brizola e Darcy Ribeiro (1983-86), no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva