domingo, 1 de setembro de 2013

Laudo de Drummond foi enfático para que igreja histórica no Norte Minas fosse tombada pelo Iphan em 1954

Parecer do poeta Carlos Drummond de Andrade foi decisivo para tombamento da Igreja Matriz de Matias Cardoso como Patrimônio Histórico e Cultural
Templo da Igreja Matriz, em Matias Cardoso (MG), datado do final do Século XVII, é considerado o mais antigo de Minas Gerais. Fotos: França Neto em julho 2009/FN Café NEWS.
FN Café NEWS – Um fato raro chamou atenção no início da semana passada, na terça-feira (27/8), quando o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, determinou a retirada de antenas de telefonia e de internet do morro dos Jesuítas, onde está situada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de Matias Cardoso, no Norte de Minas, cujo templo é considerado um dos mais antigos de Minas Gerais. O episódio raro, ou melhor, raríssimo, registra-se não na determinação providencial do MPMG, que cumpre sua missão de defesa do patrimônio público, mas, sim, no tombamento da Igreja Matriz, em 1954, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do Ministério da Cultura.

O fato é que, na época, um parecer técnico favorável ao tombamento foi emitido pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, que atuou, de 1945 a 1962, como chefe de seção do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual Iphan.

Laudo de Drummond sobre igreja histórica em Matias Cardoso
Carlos Drummond de Andrade dá autógrafos em Belo Horizonte, em 1954. Foto: Arquivo UOL.
Mais conhecido por seus poemas, Drummond também foi servidor público e escreveu no laudo técnico da época que a edificação lembrava a fase do desbravamento e do povoamento da região, realizados por paulistas e baianos. Para ele, o imóvel é, sem dúvida, “um dos templos mais antigos de Minas – e sua vinculação” ao período da formação nacional conferem-lhe, “evidente interesse histórico”, que pode ser estendido ainda às suas características arquitetônicas.

Além do laudo drummondiano, a Igreja Matriz de Matias Cardoso, uma construção do século XVII, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1954, registro considerado por especialistas como o templo católico mais antigo de Minas Gerais, à época.


Ação do MPMG de preservação e defesa do patrimônio cultural na semana passada
Antenas de telefonia terão de ser retiradas do entorno de igreja mais antiga de Minas Gerais. Foto: ACS/MPPG
O MPMG conseguiu três liminares na Justiça para a retirada de antenas de telefonia e de internet do morro dos Jesuítas, onde está situada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso, cidade do Norte de Minas. Pelas decisões da Justiça, as empresas que instalaram as antenas têm 180 dias para retirar o equipamento, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia de atraso. O pedido do MPMG levou em conta o valor cultural, arquitetônico, histórico e paisagístico do imóvel e do local onde a igreja está instalada.

Segundo os promotores de Justiça Werner Dias de Magalhães e Marcos Paulo Miranda, autores das Ações Civis Públicas (ACP’s), as antenas agridem a estética, o visual e o conjunto arquitetônico e paisagístico da igreja e do morro dos Jesuítas, tombados também pelo município em 1993. Dias e Miranda apuraram ainda que o local foi reconhecido como Área de Proteção Ambiental, não podendo sofrer intervenções sem prévia autorização do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

O MPMG pretende ainda conseguir a retirada de uma quarta antena localizada no entorno da igreja.

7 comentários:

  1. salve, frança neto, se todo monumento for monumento
    à barbárie, conforme dissera walter benjamin,
    então o monumento antenal, as antenas da indústria
    cultural pode ser definido como monumento fálico
    à barbárie geral da sociedade do espetáculo.
    saudações
    luis

    ResponderExcluir
  2. Sebastião Teixeira Carvalho Carvalho, via Facebook: "(...) Nada mais justo, pois todos nós que conhecemos esta Secular Igreja, sabemos o valor histórico de destaque que ela merece, como Patrimônio Histórico e Cultural".

    ResponderExcluir
  3. Maxmiliano Raniery, via Facebook: "Bom demais Franção..."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso caro amigo, MaX. Devemos valorizar a todo instante nosso Patrimônio Cultural Histórico, com fez o poeta Drummond. Forte Abraço! França Neto.

      Excluir
  4. É isso Meus amigos... Devemos valorizar a todo instante nosso Patrimônio Cultural Histórico, com fez o poeta Drummond. Forte Abraço! França Neto.

    ResponderExcluir
  5. Celso De Oliveira França - de Birigui-SP, via Facebook: "Eu tive o prazer de conhecer esse patrimônio Histórico, lá em Matias Cardoso, antigo Morrinhos, Saudades, ainda bem que ouve esse tombamento. si não muitos não poderiam ver estas obras hoje".

    ResponderExcluir
  6. João Batista Almeida Costa - Joba (Montes Claros)/Prof.Pesquisador/Unimontes, via Facebook: "Obrigado pelo envio da matéria!"

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva