quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Carnaval 2010


No Carnaval/2010, em Minas, além de mostrar potencial das cidades históricas, como Ouro Preto e Diamantina, e o lazer-folia em Pirapora (Norte do Estado), ressurgiu o desfile das escolas de samba em Belo Horizonte com toda pujança dos foliões e carnavalescos das grandes agremiações da Capital. Esse ressurgimento marcou, também, a volta do desfile de blocos em Montes Claros.

Assim, a folia correu à solta no território mineiro. Em BH, por exemplo, a Mocidade Independente Bem-te-vi levou para a avenida um enredo que contou a história do Palácio da Liberdade. Além disso, desfilaram-se, no Grupo A, ‘Unidos da Onça’, ‘Chame-chame’, ‘Acadêmicos de Venda Nova’, Canto da Alvorada’ e ‘Ares Unidos Guarani’.  No Grupo B, a ‘Galoucura’ foi o destaque. Os foliões de Sabará vão à rua com o desfile de blocos, destacando-se ‘banda móvel Sabará-Folia ‘, ‘Farol’ e ‘Mundo Velho’; os bailes regionais em General Carneiro, Alvorada, Nossa Senhora de Fátima, Roça Grande e Ravena; e os shows do Sol Nascente e Mama África, animando mais de 10 mil pessoas que se espalhavam pelas ruas do centro histórico sabarense.

Em Montes Claros, 10 blocos caricatos concorreram na avenida a prêmios que somam R$ 17 mil: três da categoria iniciantes e sete na tradicionais, todos filiados à Associação dos Grupos Carnavalescos de Montes Claros (Agrucar). “Alguns blocos não tiveram condições de se preparar para este carnaval, por uma série de fatores. Muitos foliões, no entanto, migraram para outros blocos, de acordo com Secretaria Municipal de Cultura da cidade. Participaram os blocos da categoria iniciantes Dandalunda”, “Montesclareou”, “Saci”, “Feijão Maravilha”, “Formigão”, “Tambor e Lata”, “Só Alegria”, “Leguedê”, e “Academia da Vila”.
Diferente de blocos e escolas de sambas, o carnaval de Pirapora foi marcado pelo lazer-folia neste ano. É momento em que o folião se desfruta, à tarde, nas praias do Rio São Francisco – Velho Chico, ou mesmo entre passeios pelo vapor Benjamim Guimarães, e, à noite, vai ao embalo de trios elétricos.

Fotos: França Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva