sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Financiamento Estudantil: MEC oferta em fevereiro 165 mil bolsas pelo ProUni

Lauda
Lauda
LaudaInscrições começam no sábado


 AE/jan. 2010

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) começam amanhã (sábado - 6/2). Elas devem ser feitas na página eletrônica do ProUni. O período de inscrições vai até quarta-feira (10/2).

O candidato deve informar o número de inscrição no Enem e o do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. Além de ter feito o Enem de 2009, o candidato deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, ter cursado na condição de bolsista integral.

Serão oferecidas 165 mil bolsas de estudo — 86 mil integrais e 79 mil parciais (50% da mensalidade) — em cerca de 1,5 mil instituições de educação superior

As inscrições terão duas etapas independentes. O candidato não selecionado na primeira pode fazer nova inscrição na segunda e concorrer mais uma vez à bolsa. Em cada etapa, pode escolher até cinco opções de curso e instituição. Os resultados da primeira etapa serão divulgados no dia 13 próximo, conforme o cronograma.

Cronograma do ProUni de 2010
1º semestre
Início
Fim
1ª etapa
Inscrições de candidatos
6/2/2010
10/2/2010
Resultado — candidatos pré-selecionados
13/2/2010
Comprovação de informações e processo seletivo próprio
17/2/2010
26/2/2010
Registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados
17/2/2010
1º/3/2010
2ª etapa
Inscrições de candidatos
4/3/2010
7/3/2010
Resultado — candidatos pré-selecionados
10/3/2010
Comprovação de informações e processo seletivo próprio - candidatos pré-selecionados
10/3/2010
12/3/2010
Registro no Sisprouni da aprovação ou reprovação dos candidatos pré-selecionados
10/3/2010
14/3/2010
       Fonte: Ministério da Educação/(MEC)/Assessoria de Comunicação Social (ACS)

Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola.

Segundo o MEC, a Portaria Normativa nº 3, publicada nesta sexta-feira, 5, no Diário Oficial da União, define as regras da seleção para este primeiro semestre. Podem concorrer às bolsas os candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas — ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação.

Lauda

FINANCIAMENTO ESTUDANTIL NO ENSINO SUPERIOR

Além do ProUni, os estudantes, interessados em estudar em faculdades e universidades particulares, podem também recorrer ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), do governo federal.
No Fies, a taxa de juros é limitada a 3,5% ao ano e o valor financiável pode chegar a 100%, conforme mudanças publicadas no Diário Oficial da União em janeiro deste ano. De acordo com o Banco do Brasil, o prazo do financiamento pode chegar a três vezes o período do curso. As amortizações começam após 18 meses de conclusão da graduação. Para o contrato, o aluno terá de apresentar fiador ou autorizar consignação em folha de pagamento. Inicialmente, preencherá cadastro no portal de internet do Ministério da Educação (www.mec.gov.br) e depois procurará uma agência para entregar a sua documentação, do fiador e assinar o contrato.

Além do mais, o Fies faz parte do Programa Universidade para Todos (ProUni) e a classificação dos candidatos é feita pelo Ministério da Educação (MEC), baseada em critérios socioeconômicos e desempenho acadêmico. A instituição de ensino escolhida precisa estar entre as 1,5 mil cadastradas no MEC. O Fies foi criado em 1999 e já beneficiou mais de 500 mil estudantes.

MEC/ACS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva