sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Eleições Municipais 2012: combate à corrupção na Administração Pública

Justiça Eleitoral cassa registro de candidatura do prefeito reeleito em Corinto

Ele é acusado de contratar pessoal durante período vedado pela legislação eleitoral. Decisão atinge também candidato a vice-prefeito
Prefeito de Corinto, Niltinho, que foi reeleito.

CORINTO (MG) - O prefeito reeleito de Corinto, Niltinho Ferreira (PSDB), na região Central de Minas Gerais, e o seu vice, Djalma do Osso (PP), tiveram os registros de suas candidaturas cassados pela Justiça Eleitoral nessa quarta-feira, 17 de outubro, devido à contratação de pessoal pela prefeitura em período vedado pela legislação eleitoral. Atendendo à Representação do Ministério Público Eleitoral (MPE), o juízo da Comarca de Corinto ainda condenou o prefeito ao pagamento de multa no valor de R$ 50 mil, além de anular todas as contratações irregulares celebradas pelo município entre 7 de julho e 17 de outubro deste ano.

Segundo a Representação do MPE, o prefeito, no exercício do atual mandato, efetuou dezenas de contratações diretas de pessoal, sem concurso público, para a execução de serviços não essenciais para o município, nos três meses que antecederam as eleições de 2012, o que é ilegal, conforme estabelece a Lei n.º 9.504/97.

O fato, por si só, segundo o promotor de Justiça Eleitoral Rodrigo Marciano de Oliveira, autor da Representação, pode ter sido decisivo na disputa eleitoral para o cargo de prefeito de Corinto. "Para além das dezenas de contratações, que em cidades pequenas e carentes como Corinto já ganham considerável proporção, ainda há a repercussão direta e indireta no círculo social dos contratados, já que familiares e amigos acabam afetados pelos atos de agrado", argumenta o representante do MPE.

Ainda de acordo com o promotor de Justiça, mesmo que fosse imprescindível o provimento de cargos pela Administração municipal, o prefeito, se quisesse agir de forma regular, teria a sua disposição centenas de pessoas devidamente aprovadas em concurso público homologado antes do prazo de vedação.

Sentença
Na sua decisão, a juíza Eleitoral Mariana Siani salientou que apenas é possível a nomeação ou contratação de pessoal durante o período vedado em caso de necessidade excepcional, para serviços essenciais devidamente listados pela legislação brasileira, o que, segundo ela, não ocorreu no caso de Corinto.
Para a magistrada, as contratações para diversas secretarias municipais de Corinto tiveram "indiscutível impacto eleitoral". Mariana Siani cita, na sentença, como exemplo, o Centro Educacional Maria Vera Pimenta. "Importantíssimo para os munícipes, mas deveria ter sido inaugurado antes do período vedado, com servidores nomeados, e não em plena campanha eleitoral, com quase a totalidade dos cargos preenchidos por contratações temporárias".
A juíza Eleitoral concordou com a argumentação do MPE no sentido de que, em um município pequeno e carente como Corinto, a oferta de cargos às vésperas das eleições é suficiente para impressionar e pressionar os contratados, seus familiares e amigos a votarem no prefeito, candidato à reeleição. "A população também teve súbita melhora na prestação de serviços, com inauguração de creche, aumento do número de médicos, enfermeiros, contratação de farmacêutico, o que impressiona a pessoa simples", acrescenta.

Vice
A cassação do registro ou do diploma também atinge o vice-prefeito de Corinto, já que a chapa de eleições é considerada una e indivisível pelo Código Eleitoral.

Recurso
Contra a sentença, proferida pelo juízo Eleitoral de Corinto, cabe recurso.

A Reeleição
O prefeito Niltinho Ferreira e seu vice foram reeleitos com  37,88 % dos votos válidos, ou seja, 5.553 votos. O segundo colocado foi o candidato da coligação PSC - PT / PSC / PPS / PSB, Dr. Socrates que obteve 32,93 % da votação – 4.828 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva