quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Julgamento do Mensalão: José Dirceu, José Genoino e Delúbio são condenados pelo STF

José Dirceu é condenado por corrupção ativa pelo Supremo

Maioria dos  ministros do STF conclui que ex-chefe da Casa Civil, Genoino e Delúbio comandaram esquema de compra de apoio político no governo Lula
Ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu foi condenado por corrupção ativa pela maioria dos ministros do STF no julgamento do mensalão, nesta terça-feira (09/10).   Foto: Marcio Fernandes/AE.
BRASÍLIA* - Sete anos após retornar à planície, José Dirceu foi condenado na terça-feira, 9, pela mais elevada instância do Judiciário. A maioria dos integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) considerou o ex-ministro, "capitão" do início do governo Luiz Inácio Lula da Silva, culpado pelo crime de corrupção ativa. Para a Corte, Dirceu participou do esquema de compra de apoio político conhecido como mensalão.
O ex-ministro ainda não foi julgado pelo crime de formação de quadrilha, da qual é acusado de ser o "chefe" pela Procuradoria-Geral da República. Ao ser considerado corrupto, no entanto, o jovem líder estudantil que foi preso pela ditadura, libertado após o sequestro de um diplomata americano, alçado a líder da oposição aos governos de "direita" e homem forte do primeiro mandato de "esquerda", novamente vê no horizonte o risco de ter privada sua liberdade.
Embora sua defesa - assim como seus defensores no meio político - diga não haver provas de sua participação em compra de voto, o Supremo concluiu que não havia como Dirceu não saber do esquema que envolvia o PT, partido que ajudou a fundar em 1980 e levar ao poder em 2002, e mais quatro siglas. Para o STF, a ordem para formar a base de apoio a Lula saiu do Palácio do Planalto.
Com isso, os ministros que julgam a ação penal 470 também abrem um novo capítulo no combate à corrupção: a inexistência de um "ato de ofício" - o que nos anos 90 levou à absolvição de Fernando Collor de Mello, único presidente a sofrer processo de impeachment na República - não será mais garantia de impunidade para autoridades que praticarem crimes no exercício da função pública.
O Supremo selou também o destino de outros dois réus do PT. Ex-presidente do partido e, como Dirceu, opositor do regime militar e deputado dos mais combativos contra a corrupção, José Genoino foi considerado culpado pelo mesmo crime. Delúbio Soares, ex-tesoureiro que foi expulso e depois reintegrado ao PT, está na iminência de ser condenado por unanimidade.
Ao "fatiar" o julgamento do mensalão, o relator da ação penal, Joaquim Barbosa, fez o processo ser acompanhado como um enredo, ainda a caminho de um desfecho. Para Dirceu, no entanto, já há um capítulo final após o retorno à planície.

Após condenação no STF, Genoino renuncia a cargo do governo Dilma

Em reunião do PT em São Paulo, ex-presidente do partido anuncia pedido de demissão da função de assessor especial do Ministério da Defesa. 'Retiro-me com a consciência dos inocentes', diz

O ex-presidente do PT José Genoino, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão, anunciou nesta quarta-feira, 10, seu pedido de demissão do cargo de assessor especial do Ministério da Defesa. Ele comunicou sua renúncia na sede do diretório nacional do PT em São Paulo, onde leu "carta aberta ao Brasil", na qual se diz vítima de uma injustiça monumental". O ex-ministro José Dirceu, condenado pela Corte, também deve participar do encontro petista.

 

Imprensa internacional destaca proximidade de Lula e Dirceu

Lula e José Dirceu. Reprodução do The New York Times out 2012.

Para o 'New York Times', Joaquim Barbosa emerge como 'espécie de herói' do julgamento; jornal americano contrasta a tentativa de Dilma de se mostrar como líder que combate a corrupção enquanto evita falar do caso

O jornal americano The New York Times chama o mensalão de "possivelmente o maior escândalo de corrupção do Brasil".
A publicação, que chama de lendária a corrupção no sistema político do País, classifica o julgamento como uma "rara ruptura" na responsabilização de políticos.
O New York Times lembra que José Dirceu estava entre as mais importantes figuras políticas do Brasil à época da eclosão do escândalo, em 2005, e diz que a votação que o condenou por corrupção ativa foi um ponto-chave do julgamento.
Para o Times, a presidente Dilma Rousseff evita comentar o caso ao mesmo tempo que tenta sedimentar a imagem de uma líder que combate a corrupção. Ainda assim, seu "partido (PT) está às voltas da ressonância do julgamento na sociedade".
Para a publicação americana, o ministro Joaquim Barbosa, relator do processo, emerge como uma espécie de "herói político" nos acontecimentos.
 
PLACAR DO JULGAMENTO DO MENSALÃO
Fonte: Arte-design do Jornal O Estado de S. Paulo out. 2012.
 *O Estado de S. Paulo 10 de  out. 2012, com adaptações de texto e imagens FN Café NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva