sexta-feira, 12 de abril de 2013

Marku Ribas deixa um legado para o meio artístico-cultural e musical

Repercute a morte do cantor e compositor Marku Ribas na Capital mineira
Cantor, percussionista e compistor piraporense, Marku Ribas, deixa um grande legado para a música brasileira e interncacional. Foto: G1/Globo -MGTV-BH.
BELO HORIZONTE – Ainda repercute no meio artístico-cultural e musical da Capital mineira a morte do cantor, percussionista e compositor Marco Antonio Ribas, 65, mais conhecido como Marku Ribas, que foi cremado na segunda-feira (8), em Belo Horizonte. Natural de Pirapora, Vale do São Francisco/Norte de Minas, ele iria completar 66 anos em maio. Há cerca de um ano, descobriu um câncer no pulmão. O avanço da doença foi rápido. O músico permaneceu em casa até quarta-feira da semana passada (3/4), quando foi internado no Hospital Life Center.


Nome dos mais importantes do meio musical de Minas, criou uma onda que chamou de polirritmia, em que tirava som do próprio corpo. Em 1985, chegou a gravar um clipe com a banda britânica Rolling Stones, na Gafieira Estudantina, no Rio de Janeiro, para o álbum Dirty Work. É lembrado pelos amigos de longa data, como Clarice Libânio, do Favela É Isso Aí, como "uma alma criativa, legítimo representante dos artistas, daqueles que persistem por pura doação, necessidade e missão". Deixa a mulher, a ex-jogadora de vôlei Fatão Ribas, e as filhas Júlia e Lira.

Marku Ribas participou de diversos eventos culturais e festivais de música no Norte Minas, dentre eles o Festival da Canção e Poesia de Manga (MG) – FESTIMAN, o qual foi idealizado e organizado pelos jornalistas manguenses França Neto e Luís Cláudio Guedes, em 1985.

2 comentários:

  1. Gabriela Braga - Pirapora/MG, via Facebook. Saudoso piraporense!

    ResponderExcluir
  2. O Vale DO Peruaçu (Itacarambí/MG) compartilhou esse link no Facebook

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva