terça-feira, 3 de setembro de 2013

TENSÃO no Norte de MG: Índios Xacriabás ocupam fazenda e pedem reintegração de terras no município de Itacarambi

Cerca de 500 índios da tribo Xacriabá reivindicam a reintegração de terras da fazenda São Judas Tadeu na comunidade de Vargem Grande

Índios da tribo Xacriabá reivindicam a reintegração de terras da fazenda São Judas Tadeu. Foto: Divulgação / Conselho Missionário Indigenista (CIMI) - Leste II.
Com informações do G1 Grande Minas
ITACARAMBI- Índios da Tribo Xakriabá ocupam desde domingo (1/8) a Fazenda São Judas Tadeu, na comunidade de Vargem Grande, em Itacarambi, Norte de Minas Gerais. Segundo a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas estão no local.

"Há sete anos que a gente luta pela demarcação do nosso território, sabemos qual é a extensão dele. Hoje, o povo Xacriabá tem 10.000 pessoas e um espaço muito pequeno para sobrevivência. Estamos fazendo uma retomada dessas terras do Vale do Peruaçu", disse o cacique, Santo Caetano, de 61 anos.
Ainda segundo a polícia, apesar dos proprietários da fazenda não conseguirem entrar no local, eles fizeram um acordo com os Xacriabás para garantir a integridade física dos oito funcionários e nenhuma depredação ao imóvel.
Em contato com a redação, o cacique Caetano disse que foi ameaçado pelo filho do fazendeiro. "Ele tentou forçar um acordo e disse que se nós não aceitássemos iríamos sofrer as consequências. Mas nós não temos acordo com fazendeiro", disse.
No local, estão representantes do Conselho Missionário Indigenista (CIMI) e o coordenador da Fundação Nacional do Índio (Funai), José Carlos Pimenta. Segundo o cacique  eles não tem previsão de quando vão deixar o local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva