quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Prefeitos do Norte MG vão à Brasília sensibilizar autoridades do governo e legislativo para construção de ponte sobre o "Velho Chico"

Prefeito do PT em Manga (MG) defende a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco
O rio São Francisco, em Manga (MG), com cerca de 350 a 400 metros de largura de uma orla a outra. Foto-jornalismo: Manoel de Freitas/Manga-MG 2013.
Com informações do blog Soudaquimanga/adaptações de texto e imagens FN Café NEWS
MANGA (MG) – Situado no semi-árido da mesorregião do Norte de Minas, localizado à margem esquerda do Rio São Francisco [no alto médio do ‘Velho Chico’], distante a 709 km da Capital mineira – Belo Horizonte (MG), o prefeito deste município, Anastácio Guedes Saraiva, do Partido dos Trabalhadores (PT), vem propugnando a ‘realização de um dos sonhos’ desta cidade: ‘a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco’.
Prefeito de Manga (MG),  Anastácio, do PT.
A largura do ‘Velho Chico’ de uma margem a outra na cidade chega aproximadamente, em períodos de estiagem, de 350 a 400 metros e uma profundidade por volta de 10 a 12 metros

A ideia foi lançada pelo prefeito petista, que é irmão do deputado estadual Paulo Guedes, na última reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Manga (CISMMA), ocorrida na semana passada. Na sessão, em que foram apresentadas as contas dos primeiros meses da gestão de Anastácio Guedes à frente da CISMMA, participaram dessa reunião os prefeitos de Miravânia, Raimundo Nonato, de Montalvânia, Jordão Medrado, de Juvenília, Péu, de Jaíba, Jimmy Murça e representando o prefeito de Matias Cardoso, esteve presente Cícero Cordeiro, vice-prefeito.

Na oportunidade, o prefeito manguense ressaltou a importância da construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco para toda essa região. Anastácio Guedes destacou ainda que ‘é necessária a mobilização política’, na qual todos “esforços devem ser direcionados para este fim, será determinante para que a ponte se torne realidade”, defendeu Guedes. Por fim, ele destacou que a obra “consolida o desenvolvimento econômico e social da região que está diretamente relacionado aos mais expressivos empreendimentos público-privados no Norte de Minas”, concluiu o prefeito de Manga.

Mobilização em Brasília: “Todos pela Ponte” no ‘Velho Chico’
Além de ser também uma proposta do seu irmão, o deputado Paulo Guedes, o prefeito Anastácio vem mobilizando em favor dessa proposta na Capital Federal. Uma das primeiras ações do movimento “Todos pela Ponte” acontece amanhã, quinta-feira (26/9), em Brasília-DF, quando uma comitiva de prefeitos dessa mesorregião vai até os órgãos do governo federal e do legislativo a fim de sensibilizar deputados, senadores, ministros e demais autoridades para a importância da construção da ponte sobre o ‘Velho Chico’, entre os municípios de Manga e Matias Cardoso.  Na caravana à Brasília, vão estar presentes, além do prefeito Anastácio Guedes, os prefeitos de Montalvânia, João Medrado; São João das Missões, Marcelo Pereira; Miravânia, Raimundo Nonato; Juvenília, Péu; Matias Carodoso, Edmárcio de Souza Leal; e de Jaíba, Jimmy Murça.

O objetivo dessa mobilização de prefeitos em torno da construção da ponte é pleitear expressivo apoio político junto aos parlamentares e às autoridades, por meio de elaboração de emendas individuais, ou até mesmo, coletivas, no sentido de disponibilizar recursos para a confecção do projeto e os investimentos necessários para obra.

2 comentários:

  1. Diogo Saraiva Moreira - curtiu isto, no facebook.
    Arlete Pereira · , curtiu e escreveu, via facebook:"Vista lindaaaaaa..."

    ResponderExcluir
  2. Nathan Diamantino França, via Gmail: "Esta paisagem do rio me lembra, o meu pai, José Lino (Seu Lelé) meu vein, e também da minha infância. Cristo está com ele, ao lado do pai. Amém..."

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva