domingo, 29 de setembro de 2013

Chuva traz esperança e alento aos montes-clarenses e norte-mineiros nos últimos meses de 2013

Chuva volta a cair em Montes Claros neste domingo (29) por volta das 15h
A chuva cai forte, neste instante, no centro de  Montes Claros/MG. Fotos: Zoraya Guerra David França para o FN Café NEWS (17h00- domingo 29 set. 2013). 
Com FN Café NEWS
Chuva em Montes Claros: Av. Sidney Chaves, Bairro Edgar Pereira. Foto: Zoraya G D França
MONTES CLAROS (MG) – Após longo período de estiagem, a chuva voltou a cair, por volta de 15h05, deste domingo (29/9), no centro e alguns bairros da cidade.

De forma amena, a chuva, que vem no embalo da primavera, começou a encher de esperança a alma do montes-clarense e do povo norte-mineiro, que planeja nos três últimos meses deste ano a ter muita ‘água no pote’, vicejando, assim, ‘o verde do milharal e do feijão’, depois dele ter de conviver por mais de quatro meses com um longo ciclo de seca, o qual dizimou, de maneira inclemente, a agricultura, as pastagens, os rios e animas da região.

Por isso, o povo faz suas súplicas à chuva em forma de cântico, como numa saga da ‘súplica nordestina e norte-mineira, por meio dos versos cantado por Luiz Gonzaga e Fagner, na composição de ‘Gordurinha’.

 OUÇA SÚPLICA CEARENSE

Súplica Cearense (Compositor: Gordurinha)
Luiz Gonzaga e Fagner – canção/vocal

Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar

Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol arretirou
Fazendo cair toda a chuva que há

Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão

Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração

Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar

Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva