domingo, 6 de abril de 2014

SEGUNDO ABALO SÍSMICO NESTE DOMINGO (6): O fenômeno foi de magnitude 3.8, segundo Observatório da UnB

Segundo tremor é sentido pelos moradores na tarde deste domingo em Montes Claros
O tremor ocorreu por volta de 16h31, mas sem maiores danos na estrutura das residências da cidade
Montes Claros (MG) sofre segundo abalo sísmico na tarde deste domingo (6). Foto:  Fábio Marçal/Prefeitura de M. Claros.
MONTES CLAROS (MG) – Segundo tremor de terra, de forte intensidade, magnitude 3.8, foi sentido pelos moradores na tarde deste domingo (6/4). O abalo sísmico ocorreu por volta das 16h31, segundo alguns moradores. Até agora, o Corpo de Bombeiros não registrou ocorrências com vítimas e nem maiores danos na estrutura das residências na cidade.


O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) confirmou no fim da tarde deste domingo que os dois maiores abalos foram registrados às 10h40, com magnitude de 3,9, e às 16h31, com de magnitude 3,8.

Este é o terceiro tremor ocorrido em menos de uma semana. Na terça-feira (1/4) um tremor de 3,2 de magnitude foi registrado pelos os sismógrafos da UnB.

De acordo com a UnB, o abalo na terça (1) foi detectado por três estações que estão instaladas em Itacarambi, na Região Norte do estado, Governador Valadares, na Região do Rio Doce, e Caldas Novas, em Goiás. Em Montes Claros também há uma estação, porém ela não transmite dados on-line. Os resultados registrados por ela será divulgado posteriormente.

Montes Claros já registrou uma sequência de tremores nos últimos três anos. O mais forte deles – de 4,2 de magnitude, ocorrido em 19 de maio de 2012 - motivou a instalação de estações sismográficas da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade de São Paulo (USP), que passaram a monitorar os fenômenos, em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Em março de 2013, foi divulgado relatório dos estudos, que confirmaram a causa dos sismos: tarata-se de uma falha geológica de 3 quilômetros de extensão, situada a cerca 1,5 a 2 quilômetros de profundidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva