sexta-feira, 4 de abril de 2014

TRANSIÇÃO NO GOVERNO MINEIRO: Sai Anastasia e entra Alberto Pinto Coelho

Alberto Pinto Coelho é empossado governador e assume compromisso de dialogar com o povo
Na Assembleia Legislativa, o novo governador defendeu uma gestão voltada para o municipalismo, a refundação da federação e ampla participação cidadã
Alberto Pinto Coelho assume o governo de MG defendendo o municipalismo. Foto: Agência Minas.
BELO HORIZONTE (MG) -  Após a transmissão do cargo, feita pelo ex-governador Antonio Anastasia, no Palácio da Liberdade, Alberto Pinto Coelho assumiu, na manhã desta sexta-feira (4/4), o governo de Minas Gerais. Alberto Pinto foi empossado, logo após, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com a presença de centenas de parlamentares e lideranças políticas do Brasil.

Com o Plenário Juscelino Kubitscheck tomado por deputados, vereadores, prefeitos e senadores, Alberto Pinto Coelho assinou o termo de posse após a execução do Hino Nacional, cantado pelo grupo mineiro Trio Amaranto. O governador foi ainda homenageado por um vídeo, que contou sua trajetória pessoal e política.

Em seu discurso de posse, o governador de Minas enfatizou sua vocação para o municipalismo e federalismo, condições, segundo ele, essenciais para a qualidade do serviço público no país. A bandeira pelos direitos federativos, enaltecida por Minas ao longo dos últimos 11 anos, permite aos estados e municípios dispor de recursos tributários próprios, de forma justa e equânime, reduzindo a concentração de tributos nas mãos da União.

“Defendo uma federação diferente da que hoje existe no Brasil, onde, perpassando diferentes governos, floresce e se agrava uma grave e insidiosa concentração de poderes e recursos. Este fenômeno é o pano de fundo para as nossas mais graves mazelas e crises, em especial em dois campos fundamentais à vida dos cidadãos: saúde e segurança”, afirmou Alberto Pinto Coelho.

O discurso do novo governador na ALMG.
Aplaudido pelos presentes à cerimônia, o governador lembrou um dos temas mais discutidos na atualidade, o aumento da violência em todo o país. Apesar dos fortes investimentos feitos pelo Estado nas políticas públicas voltadas ao setor, como aumento dos efetivos das polícias, viaturas e vagas prisionais, Alberto Pinto Coelho destacou a necessidade de maior atuação do governo federal para o combate a problemas graves enfrentados pela população.


“Falta-nos uma Política Nacional de Segurança Pública e uma instância federal coordenadora dos esforços dos entes federados. Na saúde, não é diferente. Assistimos, perplexos, a flagrante precariedade do atendimento aos que mais precisam. Se nos permitirmos um diagnóstico mais ampliado, descobriremos que falta o sentido da Federação também nas demais áreas”, ressaltou.

Esforço conjunto
Após anos dedicados à vida pública como deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho assumiu o compromisso de dialogar e de promover a união entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para fortalecer o estado democrático de direito. O governador também lembrou os 25 anos da Constituição Mineira, nascida da mobilização e da participação efetiva dos poderes constituídos e da sociedade civil. O texto, promulgado em 1988, garantiu o marco constitucional da vida democrática.

“Foi um momento singular, quando consagramos os princípios de uma sociedade republicana, democrática e cidadã, regida, em plano ampliado, pela Carta Magna Brasileira de 1988. Ao assumir o comando do Palácio Tiradentes, busco inspiração naquele momento de forte interlocução com os mineiros, como base para o pleno exercício de governança”, disse o governador.

Ao lado do presidente da Assembleia de Minas, deputado Dinis Pinheiro, que o sucedeu na presidência da Casa, Alberto Pinto Coelho destacou a valorização e parceria com o Poder Legislativo, fundamental para a aprovação dos projetos destinados ao benefício da população. “Aqui, nesta verdadeira escola política, que é a Assembleia de Minas, aprendi a alquimia de tornar o impossível, factível; o inatingível, conquistável”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, destacou a gestão eficiente implantada em Minas e afirmou que “o governador empossado conduzirá o Governo de Minas com a mesma transparência e competência com que vem conduzindo o Estado nos últimos anos”.

Alberto Pinto Coelho exerceu quatro mandatos parlamentares, sendo votado em 750 dos 853 municípios mineiros. Durante 16 anos de Parlamento, assumiu a Presidência da Assembleia em 2007, sendo reeleito para o mesmo cargo em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva