quarta-feira, 30 de abril de 2014

'SEM PROFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO': Dos 853 municípios em MG, 54,3% dos prefeitos mineiros não possuem o ensino superior

Mais da metade dos prefeitos em Minas não tem curso superior, segundo IBGE
Prefeitos municipais estão se dedicando mais aos estudos ao longo dos últimos anos, mas a maioria ainda não possui graduação na educação superior
Maioria dos prefeitos em MG não tem graduação na educação superior.
Marcelo Ernesto/Jornal Estado de Minas-BH
A maioria dos prefeitos das cidades mineiras exerce seus mandatos administrativos sem ter formação em curso superior. Do total de 853 municípios do estado, em 464 os chefes do executivo não possuem mais que o ensino médio completo ou estão cursando o ensino superior, mas ainda não o concluíram. Esse número corresponde a 54,3% do total dos prefeitos das cidades mineiras. Os dados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais de 2013 (Munic), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda segundo o levantamento, 65 dos prefeitos eleitos para gerenciar as cidades em Minas Gerais não completaram sequer o ensino fundamental. Esse número - 7,6% do total- , é maior que a média nacional, de 4,6%.


Políticos com ensino superior completo correspondem a 31,1% do total de prefeitos em Minas. Os que avançaram e investiram em uma especialização correspondem a 14,5%l.

O quadro mostrado na pesquisa do IBGE aponta que mesmo com indicadores relativos à formação acadêmica ainda baixos, o percentual de instruídos tem melhorado ao longo da série histórica. No período de 2001 a 2013, o número de prefeitos que possui o ensino superior completo ou incompleto, ou pós-graduação, aumentou 50%. Dos 5.570 chefes de executivo municipal do país, 2.158 possuem ensino superior completo. Na outra ponta, 258 não concluíram o ensino fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva