terça-feira, 3 de junho de 2014

"VIRE CARRANCA": Campanha promove nesta terça (3) atividades educativas e artísticas em dia nacional de defesa do 'Velho Chico'

Dia Nacional do Rio São Francisco mobiliza comunidades ribeirinhas para conscientização em defesa da Bacia 
Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco é comemorado nesta terça (3), sob forma de mobilização e conscientização em cidades ribeirinhas. Arte: FN Café NEWS.
No Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco - Velho Chico, comemorado nesta terça-feira (3/6), diversas campanhas foram hoje desencadeadas em todos os municípios que integram a bacia hidrográfica, mobilizando a população das cidades ribeirinhas para conscientização em defesa da revitalização do rio, por meio de atividades educativas, artísticas e palestras que propugnam maior envolvimento da sociedade para preservação do ‘rio de integração nacional’.

Um das campanhas em torno da defesa do Velho Chico é o movimento Vire Carranca, que é do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).  O Comitê diz que “a saúde do rio está em risco”. O movimento busca conscientizar a população sobre a preservação do rio e mobilizar todos pelo uso responsável dos seus recursos hídricos, com ações espalhadas por toda a bacia, nesta terça (3), Dia Nacional em Defesa do rio São Francisco. Por isso, a campanha elaborou o seguinte slogan: “eu viro carranca pra defender o Velho Chico”.

Em Alagoas, as ações se concentram em Penedo, representando o Baixo São Francisco. Lá, a comunidade acadêmica está representada por meio de estudantes das três instituições de ensino superior que atuam na região: Universidade Federal da Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (UNIT), que farão exposições de painéis temáticos sobre o rio.

A participação dos estudantes foi marcada para ter início às 7h30, no auditório do Colégio Diocesano de Penedo (Largo de Fatima, S/N – Centro) à programação de atividades, que contará ainda com café da manhã regional, relatos das vivências sob a ótica das comunidades tradicionais e dos povos indígenas, caminhada e um ato às margens do rio com ritual de derramamento de águas limpas e operação simbólica de peixamento. Haverá também atrações culturais e musicais.

Juazeiro-BA, Três Marias–MG e Bom Jesus da Lapa–BA são as outras cidades-polos regionais, além de Penedo, que concentrarão atos como: caminhadas, barqueatas (grande cortejo de barcos), peixamentos (soltura de alevinos nas águas do rio), devolução simbólica de água limpa ao São Francisco, mostra de painéis acadêmicos e debates envolvendo pescadores, comunidades indígenas, quilombolas, pesquisadores, estudantes e gestores públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva