sábado, 21 de março de 2015

REVÉS...

Após sentença judicial, deputado mais votado na história da Almg enfrenta seu primeiro revés político em 23 anos de trajetória parlamentar
Guedes se defende dizendo que “sempre pautou pela ética e transparência”. Ele diz que  vai recorrer  e 'confia na Justiça'
Deputado Paulo Guedes. Foto: Almg.
MONTES CLAROS (MG) - Eleito o deputado estadual mais votado na história da Assembleia Legistativa do Estado de Minas Gerais (Almg), com 164.831 votos –  campeão de votos nas eleições de outubro de 2014, o secretário estadual de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste (Sedinor), Paulo Guedes (PT), enfrenta seu primeiro revés político, durante 23 anos de trajetória parlamentar. Nessa sexta-feira (20/3), ele foi condenado por improbidade administrativa pela juíza Rosana Silqueira da Paixão, da 1ª Instância da Ação Civil Pública da Comarca de Montes Claros.

Na sentença publicada no site do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJ-MG), relata-se que o deputado Paulo Guedes aproveitou o cargo de presidente da Associação de Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams), em 2001, para utilizar “bens pertencentes à indigitada associação, bem como os serviços prestados pelo seu assessor Renato Lopes Santos de Carvalho, enquanto funcionário da entidade, para fins particulares.

Ainda, de acordo com a sentença, os recursos da Avams foram utilizados “especialmente para confecção de matérias para o Jornal Vale do Sol”, que era nesse período dirigido pelo então vereador Paulo Guedes. Assim, a juíza condenou, por meio de sentença, o deputado ao pagamento de multa no valor de três vezes a remuneração que ele recebia enquanto vereador à época na cidade de Manga, no extremo Norte de Minas. Guedes teve os seus direitos políticos suspensos por oito anos e fica proibido de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais no período de 10 anos.

O deputado Paulo Guedes disse, por meio de nota, que vai recorrer da decisão. Argumenta ainda que, durante sua trajetória política, “sempre pautou pela ética e transparência”. Ele diz que “confia na Justiça” e “que esse erro será devidamente esclarecido”

ÍNTEGRA DA NOTA:



Além do deputado, a decisão condena ainda Renato Lopes Santos de Carvalho, funcionário da Avams na época. O funcionário teria participado nos mesmos atos praticados por Paulo Guedes. Renato Santos terá de pagar multa no valor de cinco vezes a remuneração recebida por ele no período em que era funcionário da Avams, além de ficar proibido contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais no período de cinco anos.

Nas redes sociais, circularam na manhã deste sábado (21/3) diversos comentários em defesa do deputado Paulo Guedes, além de outros condenando a atitude do secretário estadual. Em alguns desses comentários, há quem diga que ‘esse episódio trata-se de uma tentativa de desconstruir’ o nome de Paulo Guedes como o candidato que tem amplas chances de tirar a reeleição do prefeito Ruy Muniz (PRB), em Montes Claros. Portanto, esse fato, segundo essas opiniões nas redes, soa mais como 'uma tentativa de minar a candidatura’ do deputado rumo ao paço montes-clarense em 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva