terça-feira, 18 de agosto de 2015

HOMENAGEM À APAE...

Em sessão especial, o Senado Federal fará homenagem pelos 61 anos da Apae no Brasil
Sessão de homenagem a Apae será nessa quinta-feira (20) no Plenário do Senado em Brasília (DF). Foto: Rafael Carvalho/Agência Senado.
Com Agência Senado/Adaptações FN Café NEWS
BRASÍLIA (DF) - Na quinta-feira (20/8), o Senado fará uma sessão especial em homenagem à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que completa 61 anos. A data também marcará o inicio da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2015. O tema deste ano é “Inclusão se conquista com autonomia”.

A Apae é uma organização sem fins lucrativos que atende principalmente pessoas com deficiência intelectual ou múltipla acima dos 14 anos. Seu objetivo é proporcionar inserção, educação profissional, acompanhamento no trabalho e atendimento sócio-ocupacional a essas pessoas.

No Brasil, atuam mais de 2 mil Apaes, 21 federações nos estados e 187 delegacias regionais. Juntas, elas formam o que é considerado o maior movimento do mundo em prol da pessoa com deficiência intelectual.

Para o senador Telmário Mota (PDT-RR), a homenagem é justa, em razão dos relevantes serviços prestados à sociedade pela Apae. Ele destacou a influência da entidade desde que foi criada, em 1954, por pais de pessoas com deficiência.

— A aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência é um grande exemplo, mas é preciso avançar mais com relação à acessibilidade em locais públicos e privados. Fico muito feliz que exista uma entidade como a Apae e como tantas outras que abraçam essa causa. Já avançamos muito — afirmou.

CENSO DO IBGE
Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no país mais de 45 milhões de pessoas com deficiência, dos quais 19,8 milhões são homens e 25,8 milhões, mulheres. Desse total, 18,6% têm deficiência visual, 7% têm deficiência motora e 5,1% são surdos. Na Região Nordeste, registra-se percentual maior de pessoas com deficiência, 26,6%. Na Região Sul, constata-se a menor incidência, 22,5%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva