sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Jardim Liberdade em Montes Claros promove o associativismo comunitário


MONTES CLAROS (MG) - Criada no final do ano passado (2009), a Associação de Desenvolvimento Comunitário do Bairro Jardim Liberdade (ADCBJL), na cidade, vem incorporando o verdadeiro espírito do associativismo para superar os problemas urbanos vivenciados pelos seus moradores e estabelecer, assim, uma pauta de ações para o desenvolvimento social na comunidade.

Na pauta de suas ações, a Associação do Jardim Liberdade solicita junto aos órgãos governamentais a criação de postos de saúde para o atendimento médico-ambulatorial/odontológico da comunidade; a construção de uma escola da educação básica, atendendo alunos do bairro em seus diversos níveis de ensino, como na ‘educação infantil’, com creches para crianças de filhos de mães e pais que trabalham fora do bairro, e, ainda, nos ‘ensinos fundamental e médio’, com implantação de um Telecentro na escola para atender as demandas da população de acesso à Internet; a criação de emprego e renda, através de projetos para costureiras e alfaiates do bairro, com cursos de capacitação e espaços destinados para esse tipo de trabalho na comunidade, bem como a construção de uma lavanderia comunitária.

Para o presidente da Associação do Jardim Liberdade, José Lino Diamantino França,  “essas ações visam ao fortalecimento da comunidade para um desenvolvimento efetivo, de forma sustentada, no bairro”. Lino Diamantino planeja, com os moradores, outras ações que serão reivindicadas junto aos governos (municipal, estadual e federal), como o financiamento de projetos sociais, um posto policial, bem como o saneamento básico e esgoto do bairro. 



Além disso, a Associação inclui na pauta de ações o pedido de urbanização de ruas, praças, calçadas e passeios do bairro, por meio de um projeto de desenvolvimento paisagístico que prevê a arborização do Jardim Liberdade, através do plantio de árvores frutíferas, típicas da região, além do cultivo de plantas ornamentais em seus espaços urbanos.

Dentre as ações atuais solicitadas junto ao governo municipal, a Associação reivindica, com as mudanças no transporte coletivo, em Montes Claros, a manutenção da linha de ônibus 191, que faz único itinerário do bairro para pontos estratégicos na cidade, como: HU – Hospital Universitário e Hospital Santa Casa, Terminal Rodoviário, Hipercentro, Mercado Central e a Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros. Além do mais, os moradores, segundo Lino Diamantino, solicitam a construção de ponto de ônibus com cobertura para sol e chuva, bem como a fixação de horários das linhas de ônibus.


Lino Diamantino (o 2º da esquerda para a direita) e demais membros (José Silveira, Teomar Gonçalves/Mazinho, Mª das Graças Brasil, Arlen e Demétrio)



Lino Diamantino finaliza dizendo que a Associação do Jardim Liberdade “foi um anseio de toda comunidade para trabalhar pelo desenvolvimento social do bairro, quando seus moradores se reuniram no dia cinco setembro de 2009, em assembléia geral de constituição e fundação, decidindo seus rumos pelos caminhos do associativismo, como forma de intervir, de maneira eficaz, no progresso e desenvolvimento local”, concluiu o presidente. 

 Fotos: Blog FNCN




Um comentário:

  1. Parabés aos Moradores do J. Liberdade, em Montes Claros! O caminho é esse, com criação de associações em defesa do desenvolvimento humano...

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva