segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SP: 456 anos de quê?...

A cidade mais populosa de todo o hemisfério sul (incluindo América do Sul/África/Oceania), com pouco de mais de 10 milhões de habitantes em seu município e cerca de 19 milhões na sua região metropolitana, segundo o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, completa hoje  456 anos.  São Paulo. Caos, enchentes/chuvas, engarrafamentos,  megalópole - 'coração econômico-financeiro-cultural do País'. Ou seja: [...] Da dura poesia concreta de tuas esquinas: do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas. Da força da grana que ergue e destrói coisas belas. Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba. Mais possível novo quilombo de Zumbi [...] (Sampa - Caetano Veloso).

O que comemorar? 456 anos de quê?... Veja o jornalista Ricardo Kotscho em:

São Paulo, 456: a cidade à beira de um colapso 

24/01/2010  

Charge: Clayton


 

 



Um comentário:

  1. SP, BH e RJ são cidade em que o dia a dia vai se construindo entre dor, alegria, vontade de viver e modernidade. No entanto, é necessária a Reforma Agrária, ou mesmo geração de empregos em centros urbanos médio no País, para que possa desconcentrar o fluxo migratório para esses espaços urbanos tão adensados em sua demografia.
    Cuiabá
    Nande Alves

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva