quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

FORÇA-TAREFA NA CRISE HÍDRICA EM MG

Governo federal garante apoio para Minas Gerais enfrentar falta de água
Sistemas de abastecimento de água em MG estão bem abaixo de sua capacidade hídrica.
Com Agência Minas
BELO HORIZONTE (MG) – Integrantes da força-tarefa criada pelo governador Fernando Pimentel para gerir a falta de água em Minas Gerais se reuniram na semana antes do carnaval (quarta-feira - 12/2) em Brasília com representantes do Ministério da Integração Nacional, do Ministério das Cidades e do Programa de Aceleração do Crescimento em busca de apoio do governo federal para projetos relacionados à gestão da água no estado.

A apresentação dos projetos foi feita pelo coordenador da força-tarefa e secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães, pelo secretário de Transporte e Obras, Murilo Valadares, a presidente da Copasa, Sinara Meirelles, e secretários executivos dos ministérios das Cidades, Integração Nacional e Planejamento/PAC.

Segundo Magalhães, o governo federal garantiu recursos de R$ 809 milhões para diversas intervenções. Dentre as mais importantes, estão ações em conjunto da Copasa e Copanor no semiárido mineiro, onde há crise de abastecimento, e a captação de água do rio Paraopeba para o Sistema Rio Manso para atender a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Voltamos com a garantia de todo apoio da União. Os secretários executivos confirmaram que essa é a primeira vez que o governo de Minas vai à Brasília apresentar projetos. Fizemos um grande esforço nas últimas semanas e elaboramos um diagnóstico com todas as ações e projetos de cada secretaria e órgão do governo que trata direta ou indiretamente da questão hídrica. O governo federal reconheceu isso e se prontificou a ajudar o governo de Minas no que for necessário”, afirmou o coordenador da força-tarefa, Helvécio Magalhães.

Uma nova reunião será agendada nos próximos dias para a apresentação do detalhamento dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva