segunda-feira, 3 de maio de 2010

Eleições MG 2010: Pimentel vence prévias do PT




 O ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel  (Foto: jornal O Tempo/BH)


Ao anunciar a vitória do ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, nesta segunda-feira (3/5), nas prévias do partido, realizadas no domingo (2/5), com 52% dos votos, o Partido dos Trabalhadores (PT) em Minas intensifica agora a sua principal costura política: uma aliança com o PMDB-MG. A vitória do ex-prefeito, que é um dos principais coordenadores da campanha da pré-candidata do PT à Presidência, ex-ministra Dilma Rousseff, representou como um alívio para o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e a executiva nacional do PT.

Embora tenha uma relação bastante desgastada com ex ministro Hélio Costa, desde a eleição para a prefeitura da capital mineira em 2008, Pimentel não é visto como obstáculo para formar uma aliança com os peemedebistas mineiros. O ex-prefeito de BH já vinha adotando um discurso mais conciliador do que Patrus, deixando claro que ele (Pimentel) está disposto para um entendimento com as alianças na política nacional do PT, respeitando, portanto, à vontade da cúpula do Partido, que descarta a ideia de palanque duplo em Minas.

Assim, com vitória de Pimentel nas prévias do PT/MG, a cúpula do PT em Minas já cogita uma provável 'aliança' com o PMDB, atendendo, assim, à principal reivindicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que solicita a cabeça da chapa em Minas para o ex-ministro Hélio Costa, atual líder nas pesquisas eleitorais, com 41% das intenções votos na corrida eleitoral ao Palácio da Liberdade.

O adversário de Pimentel, o ex-ministro Patrus Ananias, ficou com 48% dos votos. Foram contabilizados 31.439 votos válidos, 104 brancos e 167 nulos, um total de 31.710 votos em 404 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva