sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Alpargatas inicia em 2014 produção de sandálias Havaianas na nova fábrica em Montes Claros (MG)

Alpargatas deve iniciar no segundo semestre de 2014 produção da linha Havaianas na nova fábrica em Montes Claros
Obras de instalações da nova fábrica da Alpargatas em Montes Claros entram a todo vapor em 2013, para produção de sandálias Havaianas em 2014. Foto: tvcanal20/Moc dez. 20102.
Sandálias Havaianas serão produzidas em 2014 na nova fábrica em Montes Claros (MG). Fotos: Portfólio da Alpargatas S.A., em SP dez. 2012.
SÃO PAULO - A Alpargatas S.A., maior empresa de calçados da América Latina, deve iniciar as operações de sua nova fábrica em Montes Claros no segundo semestre de 2014. A divulgação foi feita no início desta semana pela assessoria de imprensa da empresa em São Paulo.

Na quarta-feira (26/12), o Banco do Nordeste através de recursos do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) firmou contrato de uma operação de cerca de R$ 140 milhões para a implantação da filial da Alpargatas no município de Montes Claros.

O projeto total da instalação da nova empresa ficou em quase R$ 256 milhões, sendo que, a nova fábrica também conta com recursos do BNDES através do programa Finame/PSI no valor de R$ 44 milhões.

Em 31 de outubro 2011, Alpargatas S.A, com sede em São Paulo, anunciou a construção de uma nova fábrica em Montes Claros, na região norte de Minas Gerais.  De acordo com a empresa, a unidade produzirá sandálias Havaianas, um dos destaques do portfólio de marcas da companhia, além de servir como um centro de distribuição para a comercialização dos produtos. A empresa deve investir na nova planta R$ 177 milhões nos próximos quatro anos, gerando mais de dois mil e duzentos empregos diretos e três mil indiretos.

Em sua capacidade total, a nova planta fabricará cerca de 100 milhões de pares de calçados por ano, o que corresponde a um aumento de 30 % na atual produção. Em 2010, a Alpargatas fabricou e vendeu 244 milhões de unidades de calçados, vestuário e acessórios.

“A escolha de Montes Claros foi feita por conta da proximidade da região com grandes centros consumidores, em particular as regiões Sul e Sudeste, e da presença de mão de obra qualificada. Dessa forma, favoreceremos nossas áreas de distribuição e a logística e aumentaremos nossa eficiência, além de gerar emprego e renda para a região”, afirma Márcio Utsch, presidente da Alpargatas S.A.
A decisão de construir uma nova planta no Brasil faz parte de um amplo plano da Alpargatas para chegar a 2014 com uma receita bruta de R$ 5,5 bilhões. Em 2010, a receita bruta da empresa foi de R$ 2,6 bilhões. “Estamos sempre buscando maneiras de atender melhor os nossos mercados e nossas sandálias ‘Made in Brazil’ tem apelo aqui e internacionalmente. Aliamos a isso a nossa preferência por investir no Brasil”, afirma Utsch.

Atualmente, a Alpargatas tem quatro fábricas no Brasil – Santa Rita e João Pessoa (PB) para a produção de artigos esportivos das marcas Topper, Rainha, Mizuno e Timberland – e em Campina Grande (PB) e Carpina (PE) para sandálias Havaianas e Dupé.  Apenas no Brasil, a Alpargatas emprega hoje 12 mil pessoas. A companhia também tem oito fábricas de artigos esportivos e têxteis localizadas na Argentina e que abastecem o mercado argentino.

Marcas de sandálias havaianas vão entrar na escala de produção da nova unidade da Alpargatas em Montes Claros. Foto: Portfólio da Alpargatas S.A., em SP dez. 2012.
 HAVAIANAS
O design das legítimas Havaianas foi inspirado em uma típica sandália japonesa, conhecida como Zori: calçado formado por um fino solado de palha de arroz e tiras de tecido. Em 1962, a São Paulo Alpargatas utilizou a borracha como matéria-prima e adaptou a sandália japonesa ao mercado brasileiro. O formato do grão de arroz foi utilizado para a textura da palmilha e remete à sua inspiração.

Uma curiosidade! Quando as Havaianas já eram um sucesso, muita gente começou a copiá-las. Com isso, as propagandas das Havaianas começaram a alertar os consumidores que não deveriam aceitar sandálias fajutas, só as legítimas. E tanto se falou em fajuta que a palavra foi parar no dicionário Aurélio como sinônimo de produto falsificado e de má qualidade.

Já no início dos anos 90, os próprios consumidores ditaram a moda, virando a parte branca das Havaianas para baixo e deixando a colorida para cima na tentativa de “criar” uma sandália todinha de uma só cor. Desse movimento, surgiram as sandálias monocolores: as Havaianas Top nas cores preta, azul real, lilás e pink. Inicialmente em quatro cores, hoje a linha Top está disponível em mais de 15 cores diferentes.

Em 2007, começou uma importante fase da expansão internacional da marca: a Havaianas fincou definitivamente sua bandeira nos EUA, com escritório próprio em NY, e, em 2008, foi a vez da Europa, que ganhou sede em Madri.
Símbolo do alto-astral brasileiro em qualquer parte do mundo, as sandálias Havaianas viraram assunto nas páginas das grandes revistas e jornais do mundo e conquistaram algumas das vitrines mais concorridas do planeta.

Hoje a marca está presente em mais de 150 mil pontos de venda em todo o Brasil, exporta para mais de 80 países e oferece produtos que vão muito além das clássicas sandálias.

2 comentários:

  1. Ao FN Café News,gostaria de saber qual a minha chance de fazer parte do quadro de funcionarios,pois moro em São Paulo,mais tenho parente em montes claros,aguardo resposta desde ja muito obrigado.

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    Respostas
    1. Entre contato com Alpargatas S.A. em São Paulo, pois vc deverá obter melhores informações. Aqui, trata-se apenas de uma informação jornalística.
      Abraço,
      FN Café News

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