terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EDUCAÇÃO: novas práticas e novos saberes são pontos decisivos para a mediação dos conteúdos da escola com a sociedade

Três especialistas em Educação debatem a organização do ensino e as práticas pedagógicas como formas de desenvolver potencialidades e superar dificuldades na sala de aula
Três especialistas em Educação - professoras doutoras: Cláudia Santa Rosa (à esquerda), Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende (ao centro) e Cláudia de Oliveira Fernandes (à direita) defenderam novas práticas e novos saberes para a inovação curricular na escola. Foto: Arquivo ACS/SEE
Três especialistas doutores em Educação debateram na semana passada ‘A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula’, como tema do primeiro programa no ano do Roda de ConversaCanal Minas Saúde, da Secretaria de Saúde – Governo de Minas Gerais. . Em 2013, o programa reforça sua principal característica de discutir temas do cotidiano escolar na perspectiva de formação continuada e desenvolvimento dos profissionais da educação do Estado.

 O tema foi uma abordagem de estreia para o início do ano letivo que, segundo seus debatedores, ‘é um marco na vida escolar, pois se trata de uma discussão que aborda alunos de diferentes anos e faixas etárias, com experiências e conhecimentos igualmente diferentes distribuídos em vários espaços. Em interlocução direta com eles, o professor, que ao fazer seu trabalho pedagógico deve buscar atividades que instiguem os alunos a desenvolver suas potencialidades e superar dificuldades, desafiando-os diariamente’, salientam o debatedores.

Entre os convidados, as professoras Cláudia Santa Rosa, doutora em Educação pela Universidade de Portugal, Cláudia de Oliveira Fernandes, doutora em Ciências Humanas e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora na Universidade Federal de Ouro Preto.

O programa traz ainda depoimento do professor da Faculdade de Educação da UFMG, Tarcísio Mauro Vago, que fala sobre a adoção do sistema organizado em ciclos e as diferenças em relação à organização seriada.

Na opinião da professora Cláudia de Oliveira Fernandes, a escola seriada teve seu tempo. ”Ela é uma escola gestada, pensada a partir de uma sociedade com valores e crenças que para nós hoje, já não se sustentam”.

A convidada Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende contextualiza o momento de criação do modelo de seriação. “Quando a escola seriada foi criada, no final do século 19, nasceu num modelo de transformação que naquele momento era inovador”, diferencia.

A especialista em educação Cláudia Santa Rosa, defende uma reflexão sobre o papel social da escola e propõem uma desconstrução. “A qualidade da escola é questionada, estamos num século em que a sociedade espera respostas de uma escola que insiste em se organizar num modelo que foi estruturado há 100 anos”, alerta. “É preciso desconstruirmos a idéia de que todas as escolas precisam se organizar do mesmo jeito, que o professor tem que estruturar sua prática pedagógica do jeito que o outro estrutura de Norte a Sul do país, começamos um século discutindo essa escola e buscando alternativas para reestruturá-la”,enfatiza Santa Rosa.

No programa a professora revela ainda um modelo adotado na Escola Estadual Hegésippo Reis, em Natal, no Rio Grande do Norte que tem alcançado bons resultados, inclusive no índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. “Esse modelo foi implantado numa escola com 120 alunos, onde eles são organizados em grupos com idades diferentes e uma organização diferente, os resultados têm sido muito positivos”, comemora.
 
Roda de Conversa
O programa é uma iniciativa da Magistra, em parceria com a Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Educação. Veiculado pelo Canal Minas Saúde, também é exibido às segundas-feiras, às 17h30 com reprises às quartas, em dois horários, às 11h30 e às 18h. Se o telespectador quiser participar enviando sugestões de temas ou comentários ao Roda de Conversa, basta ligar para (31) 3379-8289 ou enviar e-mail para magistra.rodadeconversa@educacao.mg.gov.br.

ASSISTA AOS VÍDEOS - clique em: Roda de Conversa - Tema: A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula

2 comentários:

  1. Márcia Ambrósio - Profa Drª UFOP - comentou, via facebook:
    "França, obrigada por divulgar o programa!"

    ResponderExcluir
  2. França e demais leitores/as desta página,

    Convido-os(as) assistirem a gravação do programa de TV ‘Roda de Conversa’,veiculado pelo Canal Minas Saúde. Eu e mais três professoras participamos de um debate sobre o tema "A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula". Este outros programas estão disponíveis no canal You Tube da Magistra (http://www.youtube.com/user/magistraseemg).
    Tema: A organização do ensino e as práticas pedagógicas na sala de aula

    Esse programa abordou a organização das salas de aula - formação em ciclos, escolas multiseriadas, seriação, novas formas de organização escolar.

    Professoras convidadas:

    Cláudia Santa Rosa (Professora Adjunta na - (RN)
    Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende – Centro de Educação Aberta e a Distância/Universidade Federal de Ouro Preto
    Cláudia Fernandes- UNIRIO

    Agradeço pela divulgação deste trabalho e aguardo comentários.

    Abraços,

    Professora Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

    ResponderExcluir

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