quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Comemorações das Festas de agosto acontecem em Montes Claros há 174 anos : festa de marujos, caboclinhos e catopês

Montes Claros fica ‘colorida’ pelas Tradicionais Festas de Agosto no centro da cidade
Festas acontecem há 174 anos em Montes Claros. Foto: Fábio Marçal / Ascom Prefeitura
Do G1 Grande Minas/Adaptações de texto FN Café NEWS
MONTES CLAROS - As tradicionais Festas de Agosto em Montes Claros começaram oficialmente nesta quarta-feira (14) Norte de Minas Gerais, com o levantamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário. As Festas acontecem na cidade há 174 anos e são consideradas as mais antigas e tradicionais da região. Há 35 anos, foi incorporado às comemorações o Festival Folclórico de Montes Claros.

Durante quatro dias, as ruas da cidade abrem espaço para os cortejos. Como acontece todos os anos, na quinta-feira pela manhã as ruas do centro se colorem de azul para receber o cortejo de Nossa Senhora do Rosário; na sexta-feira é a vez do rosa de São Benedito e  no sábado, o tom vermelho do Divino Espírito Santo invade o centro. Os cortejos saem ás 10h da praça do Automóvel Clube sempre acompanhados dos marujos, caboclinhos e catopês. No domingo ás 15h os três cortejos defilam juntos passando pelas principais ruas do centro indo para a Igreja do Rosário onde é feito o encerramento da festa.


“É uma das festas mais importantes que a Secretaria de Cultura, juntamente com outras secretarias, se empenha para fazer um grande evento e tornar a cidade mais alegre e bonita nesses quatro dias de evento.Durante a festa turistas de várias regiões do Brasil visitam nossa cidade e ficam encantados com a beleza da festa, afirma o secretário de cultura, Carlos Muniz.

Mestre Zanza completa 76 anos de Catopê. Foto: Fábio Marçal / Ascom Prefeitura.
Ao longo dos anos vários personagens se misturam com a própria história da festa. É o caso do Mestre Zanza, chefe dos catopês. Aos 80 anos de idade, ele comemora este ano 76  como catopê e é considerado um dos ícones da festa. Zanza espera ansioso para o início das festividades. “Acredito que esta vai ser uma das festas mais bonitas que já tivemos”.

Além dos devotos que muitas vezes desfilam para pagar alguma promessa, há também quem desenvolve pesquisas sobre o tema. É o que afirma o educador Max Máximo que faz um convite àqueles que não conhecem a tradicional festa norte-mineira. “Essa festa é prestigiada pelo mundo inteiro, vem gente até de fora para pesquisar a festa, mas o próprio montes-clarense não dá tanto valor. Então, venham todos participar. É lindo, é nossa cultura”, afirma.

Nesta terça-feira (13) uma cerimônia marcou de a abertura da 174º Festa de Agosto e do 35º Festival Folclórico de Montes Claros, no Centro Cultural Hermes de Paula. No Hall principal, foi montada uma exposição de quadros, do artista plástico Afonso Teixeira, com personalidades típicas da cidade.

A programação vai até o dia 18 de agosto com o levantamento dos mastros e reinados de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Império do Divino Espírito Santo, além de shows musicais e apresentações folclóricas. No palco montado na Praça da Matriz acontecem os shows folclóricos e na Igreja do Rosário é realizada a parte religiosa da festa.

Um comentário:

  1. Celso De Oliveira França, De Birigui-SP, Via Facebook: "As tradições não deviam acabar, faz parte de nossa cultura..."

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva