sábado, 17 de agosto de 2013

MINISTÉRIO PÚBLICO Brasileiro/Corporação: nova diretoria do CNPG tomou posse em Brasília

Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais assume vice-presidência regional do CNPG
Solenidade de posse da nova diretoria do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). Foto: Divulgação do CNPG 12 ago. 2013.
BRASÍLIA/ DF* – O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, foi empossado nesta segunda-feira, 12 de agosto, no cargo de vice-presidente da região Sudeste do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG). O ato foi realizado em Brasília, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o anuênio 2013-2014, quando o CNPG será presidido pela procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Eunice Pereira Amorim Carvalhido.

Além de Carlos André Mariani Bittencourt, foram empossados nos cargos de vice-presidente regional o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Paulo Roberto Jorge do Prado (região Centro-Oeste); a procuradora-geral de Justiça do Maranhão, Regina Lúcia de Almeida Rocha (região Nordeste); o procurador-geral de Justiça de Roraima, Fábio Bastos Stica (região Norte); o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia (região Sul). No cargo de vice-presidente do Ministério Público da União, foi empossado o procurador-geral de Justiça Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza.

A Secretaria-Executiva do CNPG será conduzida pela procuradora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Maria de Lourdes Abreu. Também tomou posse como assessora especial do CNPG a promotora de Justiça do MPDFT Ana Luiza Lobo Leão Osório. O Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH) será presidido pelo procurador-geral de Justiça de Sergipe, Orlando Rochadel Moreira.

A solenidade
Em seu discurso de posse, Eunice Carvalhido agradeceu a confiança de seus pares, lembrou o trabalho desenvolvido por seus antecessores e ressaltou a importância do Conselho para o Ministério Público. "Muitos foram e são os resultados obtidos, de modo a fazer do CNPG um marco que permite divisar um antes e um depois na história do Ministério Público", afirmou.

Ela ressaltou, ainda, as possibilidades de novos espaços para a atuação do CNMP. "Temos nas mãos a oportunidade de elaborar projetos institucionais, a serem desenvolvidos e executados em todos os estados da Federação, a partir de experiências já exitosas. Seja na área da educação, ou em tantas outras como saúde, segurança, direitos humanos, é chegada a hora de lutar para que importantes questões, consideradas de governo, passem a ser tratadas como questões de estado, ensejando a participação constitutiva do Ministério Público", conclamou.

O procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro, despediu-se da Presidência do CNPG fazendo um balanço de seu mandato. Ele destacou algumas iniciativas, como o protocolo firmado para o uso gratuito de espaço do Centro Cultural Banco do Brasil, de 700 metros quadrados, na realização de reuniões do CNPG; a tentativa de aprovar a alteração da Lei 11.372/06, para reconhecimento no Legislativo do Conselho; e a luta contra a PEC 37. Por fim, destacou as qualidades da nova presidente como um exemplo de "trabalho, vontade e resolutividade".

*Diretoria de Imprensa/Superintendência de Comunicação Integrada/ Ministério Público de Minas Gerais - MPMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva