sexta-feira, 18 de julho de 2014

SITUAÇÃO CRÍTICA DO 'VELHO CHICO': "Pede socorro!..."

Quadro de estiagem crônica do rio São Francisco mobiliza prefeitos e lideranças do Norte Minas 
Quadro de estiagem de crônica preocupa lideranças e moradores ribeirinhos do rio São Francisco no Norte de MG. Foto: Ascom/AMAMS.
SÃO FRANCISCO* - Diante do quadro de estiagem crônica do rio São Francisco, com a paralisação por mais de 10 dias das balsas no município de São Francisco, trecho cortado pela rodovia estadual MG 402 que liga também este município as cidades de Pintópolis e  Urucuia, e o baixo volume fluviométrico no curso d’água do “Velho Chico”, acumulando prejuízos que preocupam moradores ribeirinhos, a diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) convocou para uma mobilização de prefeitos, vereadores, deputados estaduais, federais e lideranças ribeirinhas, para participarem no próximo dia 21 (2ª feira) de um Ato Público que será realizado  às 9h na cidade - orla 'Peixe-Vivo'.

De acordo com o 2º vice-presidente da AMAMS e prefeito da cidade de São Francisco, Luiz Rocha Neto, "essa mobilização de lideranças torna-se necessária nesse momento porque todos os municípios estão sofrendo com a não travessia da balsa". Nesse aspecto, o prefeito conclamou toda a população ribeirinha para o Ato Público na segunda-feira (21/7) . “Esta ação tem como objetivo sensibilizar o governo quanto ao desassoreamento do canal, na parte que liga as duas margens do rio, há mais de dez dias a balsa não circula, devido a vazão de água que tem diminuído”, comentou Rocha.

Rocha Neto informa ainda que o ato não tem bandeira política, por isso estão sendo convidados todos os deputados da Bancada do Norte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e do Congresso Nacional.

No Ato, segundo prefeito, será reivindicado também o projeto de construção da ponte que liga o município a MG 402, projeto este que já foi licitado pela Codevasf.

Já confirmaram presença, os prefeitos e vereadores das cidades de Urucuia, Pintópolis, Chapada Gaúcha, São Francisco e Brasília de Minas, também participarão do ato representantes da AMAMS, AMMESF, AMNOR E AMM;

Logo após o manifesto na margem do rio, será realizada na Câmara Municipal uma reunião com os prefeitos, vereadores, deputados e lideranças ribeirinhas para debater esse assunto e, em seguida, encaminhar a liberação de um documento que será entregue aos governos federal e estadual cobrando celeridade no atendimento, "com medidas para atenuar o quadro preocupante do Velho Chico".

Finalizando, o prefeito de São Francisco afirmou que a situação é de emergência e que contatos já foram feitos junto à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec- MG) e a Secretaria Nacional de Defesa Civil, solicitando atenção para superar esse momento crítico, pois, segundo executivo, devido "a não circulação da balsa, os municípios que utilizam o trecho, estão sem poder receber mantimentos, combustíveis, o que tem provocado o desaquecimento nos comércios locais, causando grandes prejuízos". Ele lembra ainda que a baixa vazão da barragem de Três Marias tende ainda a piorar o quadro. Assim, o prefeito ressalta a participação de todos os prefeitos do Grande Norte de Minas em defesa do rio São Francisco, numa forma de mostrar a força do municipalismo na região.

*Fonte: Ascom/Amams 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva