quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

PÁGINA VIRADA DA "GUERRA FRIA" - Século 20: Senador Cristovam diz que 'fato histórico de 2014' foi o reatamento das relações diplomáticas entre EUA e Cuba

Para Cristovam Buarque, reatamento entre Estados Unidos e Cuba é um exemplo para o Brasil
Cristovam Buarque (PDT-DF), senador da República, ao discursar, nessa segunda (22), sobre o reatamento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba. Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado.
Da Redação e Da Rádio Senado 
BRASÍLIA (DF)*  - O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) avalia que o fato do ano de 2014 é o reatamento das relações diplomáticas entre Estados Unidos (EUA) e Cuba.

Ele observou em Plenário, nesta segunda-feira (22), que essa reaproximação se tornou realidade graças às pressões sociais em favor do reatamento e à atuação de três grandes lideranças: Barack Obama, Raul Castro e o papa Francisco.

Segundo o senador, eles souberam ouvir. E para Cristovam Buarque, a atuação dessas lideranças e a reaproximação diplomática entre Cuba e Estados Unidos servem de exemplo para o mundo e para o Brasil.

Ele declarou que o Brasil precisa de lideranças desse tipo para aproximar ricos e pobres, reduzindo, assim as desigualdades sociais em nosso país. As forças sociais por essa aproximação já existem, afirmou Cristovam Buarque.

Para o senador, “Nós somos os líderes políticos, mas não temos a ousadia nem a capacidade de fazer com que o que as forças sociais desejam para melhorar o país se tornem realidade. Nós não estamos sendo capazes. Repito: 'reatamento', para simplificar. Na verdade, é o 'atamento' porque é a primeira vez. O que vai fazer com que nesse país as classes sociais se encontrem  é a educação de qualidade e igual para todos”, conclamou Cristovam.

Segundo Cristovam Buarque, as forças sociais no Brasil também querem o fim da violência, da corrupção e da desigualdade. Querem também uma economia eficiente. Falta, no entanto, lideranças para ouvi-las e tornar seus anseios realidade, na opinião do senador.

*Agência Senado/Adaptações de texto, imagem e legenda FN Café NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva