sábado, 26 de janeiro de 2013

FN Café NEWS: José Lino Diamantino França: foi um exemplo de homem público, com retidão, dignidade, honestidade e hombridade na Administração Pública

FN Café NEWS: José Lino Diamantino França: foi um exemplo de homem público, com retidão, dignidade, honestidade e hombridade na Administração Pública

IN MEMORIAM
Morre José Lino Diamantino França aos 76 anos: um exemplo de homem público que deve ser cultivado na Administração Pública brasileira. Foto: FN Café NEWS - Mensagem Família de Diamantino França.

José Lino Diamantino França, conhecido como Sr. Lelé, foi presidente da Associação do Bairro Jardim Liberdade, em Montes Claros (MG), de 22 de janeiro de 2010 a 23 janeiro de 2013. Colaborou com emancipação de Montalvânia, fundada pelo ex-prefeito Antônio Lôpo Mont'Alvão. Fundou e presidiu a Associação de Amigos de Matias Cardoso (MG), a qual culminou para emancipação deste município. Presidente da Câmara Municipal (vereador mais votado: mais dois mil votos obtidos/recorde histórico), vice-prefeito, secretário de administração da Prefeitura de Manga, nas décadas de 1970 e 1980. Presidente das Federações das Associações Comunitárias dos Municípios de Manga, Jaíba, Miravânia e Matias Cardoso (MG), na década de 1990; presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manga (MG), década 1990, e, presidente da Liga Manguense de Futebol.  Filho de José Januário Luiz de França e Izabel Diamantino França. Casado com Dona Dolores Maria de Jesus França, com quem teve nove filhos. Nasceu em São João das Missões (MG), em 9 de março de 1936.

José Lino Diamantino França - um verdadeiro exemplo de homem público, que dignificou sua competência em diversos espaços de instituições públicas no Norte Minas/ Manga (vereador-presidente da Câmara , por meio de sua solicitação ao governador Francelino Pereira, Manga pôde ser contemplada com as agências da Caixa e BB /vice-prefeito/pres. Sind. Trab. Rural/Secretário de Administração da Prefeitura, contribuindo decisivamente para edificação do seu prédio atual)/Matias Cardoso (presidente da Assoc. de Amigos de Matias, a qual foi responsável pela emancipação de Matias Cardoso, sendo ainda funcionário desse município que ajudou estruturar a organização administrativa da Prefeitura local), Montalvânia (ajudou, com Antônio Lopo Montalvão a fundar esse município)/Jaíba e Miravânia, contribuiu com as emancipações desses municípios, além de ajudar, como presidente da Federação de Associações Comunitárias dessa microrregião, na organização para o associativismo comunitário, demandando projetos de irrigação para pequenos produtores - Emater/Sec. Est. Trabalho/Min da Agricultura/ Montes Claros, atuou de 22 janeiro 2010 até à sua morte (23/01/2013), como presidente da Associação do Bairro Jardim Liberdade, que teve, mediante sua intervenção na Câmara de MoC, o reconhecimento como entidade de Utilidade Pública, por meio de Lei Municipal do Executivo montesclarense, prestando, assim, serviços relevantes a essa localidade/municipalidade.


2 comentários:

  1. RICARDO DIAMANTINO 26/01/2013 00:00

    MAIS HISTÓRIA - LELÉ FOI PREFEITO INTERINO DE MANGA- Na Ocasião da Construção do prédio Atual da Prefeitura ...Era tempos de domínio de poderosos Coronéis que perseguiam e ameaçavam o prefeito Oswaldo Bandeira à ponto de se ausentar com medo de represália,imag ine vc`s que tamparam os alicerces da construção.LELÉ era quem abria e fechava a prefeitura e delegava o que seria feito ...O terror era tamanho,que as vezes, disfarçava com uma caçamba a buscar areia e conseguia chegar à Janauba onde encontrava-se com Prefeito Oswaldo Bandeira pra receber as determinações.Por ser fiel ao chefe nâo temeu os coronéis,refez os serviços...montou plantão no local com a policia e tocou a obra,carregou diesel nas costas pra o Sr.Fortuoso não desligar o gerador de energia(que parava as 21h)para que os jagunços não destruissem o serviço do dia ,pelo menos na época da construção da Prefeitura,Mang a tinha noites clareadas até chegar o sol,Atitudes como esta pode explicar o carisma do povo para com ele.

    RICARDO DIAMANTINO 25/01/2013 23:06

    VEREADOR ELEITO C/4300 VOTOS, NÃO ESTAR NO GUINNESS,CONSTA NO LIVRO FORÇAS VIVAS DA NAÇÃO(anos 80)isso mesmo Seu LELÉ na Década de 70 era quem DESFRUTAVA MAIOR PRESTIGIO POLITICO em Manga, e SE LANÇOU CANDIDATO A PREFEITO,POREM FOI TRAVADO na Convenção do PARTIDO do Prefeito Oswaldo Bandeira(20 anos vencendo)Optara m por Apoiar o Sr.JARBAS, LELÉ Mudou de Legenda, e decepcionado disse“ VOCÊS VÃO CAIR NAS MÃOS DOS seus ADVERSÁRIOS, SABERÃO NESTE MOMENTO QUAL É A VONTADE DO POVO,travaram minha Candidatura ..APOIAREI SILVINO PEREIRA GONÇALVES “ e assim o fez e Percorrendo O GIGANTESCO MUNICÍPIO DE MANGA(Fazia parte :Matias,Jaíba)A presentando ao povo como seu candidato SILVINO PEREIRA(OSCAR FOTÓGRAFO Assim narrou) resultado: Silvino Pereira Eleito PREFEITO,LELÉ Eleito vereador c/mais de 90% dos votos que elegeram o prefeito, e Isso porque dias antes pedia aos seus eleitores que votassem em seus companheiros de Partido, porque já se considerava eleito.Faz parte da história de Manga.


    Rosimeyre Alves Mota 25/01/2013 10:46

    A todos os familiares de Seu José Lino, os meus sentimentos. Uma perda irreparável. Valeu a pena ter conhecido seu Lelé, um homem sábio,íntegro e alegre. Que Deus os conforte.

    Isaias R. Nascimento 25/01/2013 10:01

    Morre um verdadeiro cidadão Manguence,mas deixou o seu legado.Que Deus seja o conforto para toda a familia.
    VIA FACEBOOK

    Nelson 25/01/2013 05:31

    meus pêsames e condolências para a familia do josé lino só nos restam agora é orar.(melhor é o fim das coisas do que o principio. (bíblico)).

    RICARDO DIAMANTINO 24/01/2013 22:12

    Queria aqui agradecer em nome da família a todos que mandaram suas mensagens de apóio e solidariedade : via celular,Web e atraves do envio de flores ...Agradeço a todos as palavras de conforto ....fiquei feliz por tantos que nos recordam e consideram ." Meu pai foi um exemplo de DIGNIDADE - Palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, construída através dos anos criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.
    Obrigado !

    Célia Sorly De Souza 24/01/2013 21:37

    Fomos comunicados hoje! Que Deus console essa família, irmãos e amigos nossos Por esta perca!

    VIA FACEBOOK

    ResponderExcluir
  2. Xica 24/01/2013 21:07

    Meus Sentimentos a Família, que Deus esteja com voces hoje e sempre.

    Sebastiao Sales 24/01/2013 17:05

    meus sentimentos a todos da familia,que Deus os conforte.Tiao cover

    Antonio Araujo 24/01/2013 13:13

    No momento em que postava o comentário anterior, chegou a minha residência um grande companheiro do Senhor Lelé. O também ex-vereador Israel De Araujo Pimenta, que ao ser informado do óbito, lembrou do aprendizado que teve com ele sobre política, assim como dos vários projetos que ele ajudou a implantar no município de Manga. Momento em levo a toda a família os meus sentimentos.
    Israel Pimenta

    Citação

    Alda Dourado 24/01/2013 13:08

    Meus sentimentos a toda a familia, que Deus possa confortar a dor de cada um.abraços. Alda e familia

    Antonio Araujo 24/01/2013 12:51

    Um grande homem, um exemplo a ser seguido. Com relação a expressiva votação, há de ser lembrado que vereador nem remuneração recebia naquela época, foi fruto do puro respeito e carisma que o povo teve por ele. À família os meus sentimentos, que Deus conforte a todos.

    Policarpo Pelé 24/01/2013 11:36

    A meus colegas de infância Som, Natan, Ricardo, Remington e França meus sinceros sentimentos, força amigos, neste momento é união e força, eu já perdi meu pai e recentemente perdi meu sogro, realmente não á fácil, desejo-lhes toda força do mundo, que Deus abençoe a todos. Vcs sabem muito bem quem foi seu pai e valor que merece. Abraços a todos!

    Policarpo Pelé 24/01/2013 11:33

    Uma pessoa de grande dignidade e responsabilidad e, tive o privilégio de conhecê-lo, e também de prosear, alí na CAMIG, todos os dias ele passava lá conversava com o meu pai e eu. Meus sentimentos a toda família. Pena os políticos e ou sociedade manguense não dão valor ao homens de bens que deram suas vidas por esta cidade. É lamentável.

    Oliveira Júnior 24/01/2013 11:18

    "Seu" Lelé morava na beira do rio São Francisco, perto do Fórum de Manga. Meus sentimentos à família, principalmente ao amigo e colega Remington (do tempo da escola Olegário Maciel) e ao colega jornalista França.

    Comentário do Soudaquidemanga:

    Geovany Pimenta24 de janeiro de 2013 16:13

    Luto!! Hoje faleceu um grande amigo, Lelé!! grande homem.
    Homem digno, honesto e que ajudou a construir a cidade de Manga, trouxe moralidade e humildade para a politica manguense, ajudou muita gente hionesta a iniciar vida publica, como exemplo: Meu pai Israel Pimenta; em fim!! é uma grande perca pra Manga. Abraço a toda familia.

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva