domingo, 6 de janeiro de 2013

Luto no Jornalismo da Capital e de Montes Claros

Jornalista Eduardo Lima morre aos 60 anos em BH
O jornalista Eduardo Lima, 60 anos, conhecido como “Goiabão” pelos colegas de imprensa, morreu, na quarta-feira (2/1), em Belo Horizonte. Ele se recuperava de uma cirurgia cardíaca. O corpo dele foi velado na Câmara Municipal de Belo Horizonte e cremado na tarde de quinta-feira (3/1) em Contagem, na Região Metropolitana.

Eduardo Lima foi vereador, radialista e apresentador de telejornal das principais emissoras em BH. Foto: Acervo/Rádio Itatiaia
Eduardo Antônio Lima nasceu em Montes Claros, no Norte de Minas, em 1952. Ainda garoto começou a trabalhar como radialista na extinta rádio ZYD7. Na emissora, comandava programas de variedades. Depois, mudou-se para Belo Horizonte, onde foi vereador e secretário de esportes. Além de jornalista, Eduardo Lima era escritor, radialista, cronista e poeta.

Foi apresentador do programa Viva a Tarde, na Rádio Itatiaia, em Belo Horizonte. Ficou marcado pelo bordão “quem é inteligente está ouvindo a gente”. Além da Itatiaia, trabalhou nas rádios Globo, Inconfidência, Del Rey FM e Cultura. Na televisão, passou pela Alterosa, Bandeirantes, Globo e SBT. Também gravou um CD, ‘Momentos e Pensares’. Nos últimos anos, Eduardo Lima era colunista no jornal Hoje em Dia.

Durante a minha formação em Comunicação Social, em Belo Horizontes, pude conviver profissionalmente, no final da década de 1990, com o colega Goiabão, que sempre respeitou, de forma digna, ‘novos focas’ no jornalismo, que ora fazia a cobertura do legislativo belo-horizontino. Além da convivência na Capital, compartilhei também com o jornalista juntamente com o colega Ruy Hitler Pinheiro Teixeira (falecido em 2008) a ideia de se construir nesse período em Montes Claros a Casa do Jornalista, projeto este que conseguiu vingar com aquisição de um terreno na cidade e da edificação algumas paredes no local. O projeto foi um sonho de jornalistas, como Ruy Hitler, Eduardo Lima e Reginauro Silva (todos falecidos), o qual não pode parar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva