sexta-feira, 19 de julho de 2013

Amams reúne com prefeitos da microrregião do Vale do Peruaçu, levantando suas reivindicações para articular junto aos governos estadual e federal

Associação realiza a 2ª reunião itinerante em Januária
Presidente da AMAMS, Carlúcio Leite (prefeito de Mirabela, ao centro discursando),  defende, durante  abertura da reunião itinerante, em Januária (MG) , uma maior articulação dos projetos dos prefeitos da microrregião do Vale Peruaçu  junto aos governos federal e estadual. Foto: Ascom/AMAMS 16 jul. 2013.
 JANUÁRIA* – A cidade sediou na tarde dessa segunda-feira (15/07), no Centro de Eventos do Hotel  Viva Maria, a segunda reunião itinerante da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), com os prefeitos da microrregião do Vale do Peruaçu, na qual situa o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, localizado entre os municípios de Januária e Itacarambi que abriga mais de 140 cavernas, mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres, além da tribo indígena dos Xakriabás; região data evidências humanas há 11 mil anos.

O objetivo das reuniões itinerantes nas microrregiões da área de abrangência da AMAMS é uma maior aproximação entre os municípios e verificar quais sãos demandas para serem apresentadas numa reivindicação única junto aos governos estadual e federal, tendo a entidade como principal foro.
De acordo com o presidente da AMAMS e prefeito de Mirabela, Carlúcio Mendes Leite, serão realizadas ao todo nove reuniões itinerantes. “Essas reuniões estão servindo para descentralizar e reaproximar prefeitos e entidade. Queremos atender cada cidade da nossa área de atuação, sabendo quais são as reivindicações mais urgentes. A AMAMS está cumprindo a meta que é de ajudar cada prefeito, com cursos e projetos para que os recursos e as obras necessárias sejam desenvolvidas e ajudem a melhorar a qualidade de vida da população norte-mineira. Queremos e estamos trabalhando com o objetivo de mudar a imagem dos gestores municipais junto a opinião públicas, mostrando que tem políticos bem intencionados e comprometidos com o seu munícipe. Mais importante ainda, que fomos eleitos para servir e não para ser servidos”, destacou.

O prefeito de Januária, Manoel Jorge, agradeceu a presença dos prefeitos da microrregião e pelo seu município ter sido escolhido para sediar a reunião. “Recentemente nos filiamos a AMAMS, pois a nossa cidade estava órfã de uma entidade que nos ajudasse a brigar por obras e recursos. Acredito que só através da união e da força de uma região tendo a AMAMS como nosso fóro permanente, vamos ter respaldo e credibilidade junto aos governos estadual e federal”, afirmou.

O deputado estado Arlen Santiago elogiou a direção da AMAMS por realizar essas reuniões itinerantes e disse que uma região só será respeitada se houver força e união. Lembrou da reunião com o governador Anastasia, na sexta-feira 12/07, acompanhado do deputado federal Toninho Pinheiro e dos prefeitos da  microrregião: Vicente Gonçalves de Almeida (Chapada Gaúcha), José Reis Nogueira de Barros (Bonito de Minas), Natalino Pereira (Cônego Marinho), Anchieta (Urucuia), Manoel Jorge Castro (Januária), Arguinel Paixão Souza Pinto (Pintópolis), Tião Medeiros (Pedras de Maria da Cruz), Dino (Japonvar), além da vice-prefeita de Miravânia, Soninha, quando reivindicaram a pavimentação do trecho de 120 quilômetros da MGT 479, que liga Januária a Chapa Gaúcha. “A presença dos prefeitos ali, com o governador mostrou o interesse de que a obra seja realizada. Mas, sobretudo, o governador pode sentir a união da região em torno desta reivindicação. Acredito que a obra não tardará a ser licitada”, informou o deputado Arlen Santiago.

Dentro da programação, os prefeitos que participaram da reunião tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a transferência dos ativos da iluminação pública da Cemig para os municípios, que está previsto para acontecer a partir do dia 1º de fevereiro de 2014.

Os prefeitos da microrregião do Vale do Peruaçu elencaram as seguintes demandas: pavimentação do trecho de 120 quilômetros da MGT 479, que liga Januária a Chapa Gaúcha; criação de um consórcio de iluminação pública; liberação do bloco cirúrgico para Januária; recurso para compra de materiais escolares; e quadras poliesportivas par as escolas estaduais; Caminhão de Massoterapeuta para atender a região e ajuda jurídica aos municípios.

A próxima reunião itinerante da AMAMS será na microrregião do Alto Rio Pardo, na cidade de Rubelita, no mês de agosto, em data ainda a ser acertada entre a diretoria da entidade e os prefeitos.

*ASCOM/AMAMS – Montes Claros/Com adaptações de texto do FN Café NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva