sábado, 20 de julho de 2013

Jornalista lança neste sábado (20) dois livros de crônicas e poesia no 'Solar dos Diamantinos' em Manga (MG)

Diamantino lança hoje dois livros em Manga
Carlos Diamantino. Foto: divulgação em sua página na Rede Social - jul 2013
Com informações do blog  Soudaquimanga/adaptações de texto e imagens FN Café NEWS
MANGA (MG) - O jornalista e escritor manguense Carlos Diamantino lança hoje (sábado - 20/7), no Solar dos Diamantinos, em Manga, mais dois novos livros: Manga, um novo sabor (crônicas) e Sabores do Meu Tempo (poesia).

Livros de  poesia e crônicas. Foto: divulgação do jornalista - jul. 2013
Em Manga, um novo sabor, Diamantino registra a impressões da cidade contemporânea, bem como as viagens pelas letras na região do Cerrado e das águas correntes do Velho Chico.

Em Sabores do Meu Tempo, o escritor expressa suas inspirações de sonhos e concretudes de seus caminhos, através de versos latentes de vidas. Como no poema, “Infância”: Na rua da minha infância tinha um rio/Também um grande Sol/Que nascia sobre as águas douradas...

 “Nessa labuta das letras, que se acumularam e cresceram com os sopros mágicos dos ventos nessas viagens do destino, concretizo-as – nesse exato instante na noite de autógrafos á beira do inspirador rio São Francisco,” argumenta Carlos Diamantino. 


Biografia
Carlos Diamantino Alkmim nasceu em 1954, em Manga (Norte de Minas) e, desde 1970, vive em Belo Horizonte. Formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com pós Graduação em Marketing e Comunicação pela UNI-BH.

* Atua, desde 1986, na Assessoria de Imprensa do Governador de Minas Gerais. Com a experiência de assessoramento de imprensa de seis governadores do Estado.

* Escreveu e publicou sete livros: Sabor de Manga (Crônicas-1999/BDMG Cultural), O Repórter e os Coronéis (Reportagem-2001/com a participação da jornalista Ivany Rocha), além de Recordações de Minha Tia (Memórias romanceadas-2005) e Minha Terra, Meu Rio (Caixa de Poesias-2006) e Os Tabaréus na Cidade Grande (Romance-2007), Outros tempos, Outras letras (Poesia-2010), Manga, um novo sabor (crônicas edição on-line 2011), O Velho Chico em Três Tempos – 1925/1944/2010.

* Membro honorário da Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (ACLECIA).

Em 1999 – Lançamento do livro “Sabor de Manga”, em Belo Horizonte. As crônicas registram passagens durante infância do autor nos anos 60 na cidade de Manga, localizada às margens do Rio São Francisco, na região Norte de Minas.

Em 2001 – Lançamento do livro de reportagens “O Repórter e os Coronéis”, escrito em parceria com a jornalista Ivany Rocha. Nesta obra, Carlos Diamantino narra sua viagem com dois coronéis da Polícia Militar de Minas Gerais pelos municípios assolados pela seca nas regiões do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha..

Em 2005 – Lançamento da terceira obra do autor, “Recordações da Minha Tia”, relato de quase um século das famílias Lelis, Diamantino e Alkmim, contado pela octogenária Maria de Lourdes Alkmim e Silva. Na foto, Carlos Diamantino e sua tia Maria de Lourdes Alkmim, numa noite histórica para sua cidade natal. O lançamento contou com a presença de cerca de 500 pessoas, que lotaram o Ginásio Poliesportivo do Caic.

Em 2007 – Lançamento do primeiro livro inteiramente de ficção “Os Tabaréus na Cidade Grande”, em 11 de dezembro de 2007, durante noite de autógrafos, com a presença do ex-presidente da República, Itamar Franco, em coquetel realizado no BDMG Cultural, em Belo Horizonte. E na cidade de Manga, no Norte de Minas. O livro narra ás aventuras e desventuras de dois camponeses numa cidade grande. A complexidade do imigrante é o tema central.

Em 2008 – Lançamento oficial na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas, da caixa de poesias “Minha Terra, Meu Rio!”, no Centro Cultural Hermes de Paula, durante a programação do 22º Salão Nacional de Poesias – PSIU Poético. Os poemas foram editados no ano de 2006.

Em 2010 – Lançamento do livro de poesias, Outros Tempos, Outras Letras, na Casa dos Diamantinos, em Manga, para os estudantes e professores da Escola Estadual Olegário Maciel.

Em 2011 – Noites de autógrafos para lançamento do livro O Velho Chico em Três Tempos – 1925/1944/2010, no vapor Benjamim Guimarães, no porto de Pirapora, no dia 25 de maio, Em Belo Horizonte, dia 30 de maio, no BDMG Cultural e na Casa dos Diamantinos, em Manga, no dia 17 de julho.

3 comentários:

  1. Celso De Oliveira França, via Facebook: "Parabéns ao lançamento dos livros, ! quem é o autor? filho primo? mi ajude! a conhecer"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso,
      Carlos Diamantino é jornalista manguense em BH, trabalha na Secretaria de Comunicação do Governo MG. Ele é filho de Dª Ostênia, que é de Manga; morou ali na rua Cel Joaquim Lôpo, no 650 (próximo ao 620, que é nossa antiga residência: Sr Lelé & Cia) e atualmente mora em BH.
      Me parece que ele é nosso primo, bem distante, mas é... Sr Lelé Diamantino é que talvez poderia nos contar melhor essa história. Ele tem um irmão que talvez vc conheça Francisco Diamantino, o 'Chico Tonho'.
      Abraço,
      França

      Excluir
  2. Angela Galvão, via facebook - Amigo(a) de Carlos Diamantino Alkmim Diamantino, comentou: "Tá bonito".

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva