sábado, 27 de julho de 2013

Ferrovia Minas-Bahia que totaliza 1.420 quilômetros está prevista para começar em janeiro de 2015

Nova Ferrovia MG-BA entre BH e Salvador vai custar R$ 10,5 bilhões
Trechos em obras da Ferrovia MG-BA, que vai ligar Belo Horizonte (MG) à Salvador (BA). Foto: Piniweb.
Com informações de Luiz Ribeiro/Jornal Estado de Minas e site Piniweb; adaptações de texto FN Café NEWS
O custo de implantação da ferrovia que ligará Belo Horizonte, em Minas Gerais, a Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (BA), está estimado em R$ 10,5 bilhões, de acordo com o projeto de engenharia apresentado recentemente pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O trecho terá 1.420 km de extensão. A ferrovia deve passar por 27 municípios de Minas Gerais e 25 cidades da Bahia. O percurso deve ser concluído em pelo menos 19 horas e 30 minutos, segundo as estimativas iniciais. A expectativa é que a obra na ferrovia leve 44 meses para ser concluído.

A obra será iniciada em janeiro de 2015 e deverá ser concluída dentro do prazo de três anos e oito meses. Haverá o aproveitamento de somente 35% da malha ferroviária existente entre Minas e a Bahia. No novo traçado, a ferrovia será retirada de áreas urbanas de Montes Claros e outras cidades do Norte de Minas.

 A informação foi divulgada, ontem à tarde, em audiência pública, em Montes Claros, pelo superintendente substituto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), André Melo. Ele explicou que será construída uma ferrovia moderna, com bitola larga (1,6 metro), destinada ao transporte de cargas (minério, produtos químicos e agrícolas e outros).

A licitação está prevista para fevereiro de 2014, sendo que a empresa vencedora terá seis meses para elaborar o executivo, a fim de iniciar as obras no princípio de 2015. “Já estamos cuidando do licenciamento prévio junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis)”, explicou o representante da ANTT.

Antigo trecho ferroviário que passa por Espinosa, MG, será desativado. Foto: Jornal EM/BH.
 Com o novo traçado, o transporte ferroviário de cargas não mais será feito por algumas cidades do Norte de Minas que hoje são cortadas pelos trilhos: Pai Pedro, Catuti, Monte Azul e Espinosa. Por outro lado, o novo traçado vai atingir outras cidades da região como Verdelândia e Gameleiras. Atualmente, a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) opera o trecho entre Belo Horizonte e Alagoinhas (BA), que totaliza cerca de 1.700 quilômetros. André Melo explicou que, quando a nova malha for construída, a FCA terá que suspender as atividades no referido trecho.

 Com o novo traçado, a malha ferroviária será deslocada para cerca de 10 a 15 quilômetros da área urbana de Montes Claros. Para a retirada dos trilhos de dentro da cidade, será construído um novo percurso ferroviário, que partirá da atual malha existente - no sentido Belo Horizonte - de um ponto próximo ao terreno do Exército e da comunidade rural de Mimoso (a 15 quilometros da área urbana). O novo percurso vai alcançar novamente o atual traçado da linha férrea (no sentido para a Bahia) na comunidade de Toledo, próximo ao Rio Verde.

 A retirada dos trilhos da área central da cidade é reivindicada há mais de 20 anos. No entanto, a atual administração municipal anunciou que já elaborou projeto que visa o aproveitamento da malha existente no perímetro urbano para a implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade, do Governo Federal. “Mas, essa questão caberá á sociedade local decidir”, afirmou o superintendente substituto da ANTT.

Os interessados podem encaminhar suas contribuições sobre o traçado do projeto até 19 de julho pelo site da ANTT ou pelo correio (SCES, Lote 10, Trecho 03, Projeto Orla - Polo 08 - Brasília/DF - CEP 70200-003).

Um comentário:

  1. Amadeu De Deus Correa, via Facebook: "boa noticia, que bom , a volta do trem, parabéns companheira DILMA"

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