segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CONAE 2014: II Conferência Nacional de Educação chegou ao fim em MG e vai subsidiar PNE

Eleitos delegados que vão representar Minas Gerais na Conferência Nacional de Educação em 2014
Delegados de MG vão levar sugestões mineira ao Conae 2014, em Brasília. Foto: Lígia Souza/SEE-MG
A etapa mineira da II Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) chegou ao fim, mas esse é o início de uma nova fase nas discussões que trazem propostas para subsidiar a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE). Depois de quatro dias de conferência, foram eleitos 212 delegados em Minas Gerais, representantes de vários segmentos da sociedade, que levarão as sugestões mineiras a Brasília, no ano que vem, para a fase nacional da Conae.

Suely Rodarte, coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEE), entidade responsável pela organização da Conae em Minas Gerais, acredita que a conferência foi positiva. “Mais uma vez Minas está se saindo muito bem. Nós tivemos mais de 200 emendas e isso é muito importante, porque mostra o posicionamento real e como as pessoas estão comprometidas com o processo”, ressalta.

Agora, os 212 delegados estão se preparando para a viagem a Brasília. São representantes de todos os segmentos que participaram da conferência: pais; trabalhadores da educação básica, superior e profissional; setor privado; gestores estaduais e municipais, entre outros. Entre eles, estão 13 gestores estaduais, diretores de escolas que vieram de todo o Estado para, com sua experiência, levar suas sugestões para aprimorar a educação brasileira.

Entre esses educadores está a diretora da Escola Estadual Alair Alves Costa, do município de Nova Módica, localizada no Vale do Rio Doce, Ana Maria de Souza Miranda. “A Conae é uma oportunidade de fazer valer aquilo que acreditamos, que precisa ser reestruturado, que precisa ser construído. É um processo de construção, então, se não tiver os construtores, como chegaremos ao final dessa obra? Não adianta eu reclamar, mas não querer colocar a mão na massa e querer expor as minhas angústias como educadora”, afirma.

Outro diretor de escola veio de Guaraciaba, na Zona da Mata Mineira, para Belo Horizonte e prossegue para Brasília. Julio Iglesias de Almeida é diretor da Escola Estadual Padre Dimas e, como militante dos direitos humanos, quer expor suas ideias em relação ao tema no Eixo II: Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos. “Devo reconhecer que, em um processo histórico, na perspectiva de direitos humanos e reconhecimento da diversidade, a sociedade brasileira avançou. Há alguns entraves, e é pelo fim deles que vou lutar em Brasília. Como muitos já quiseram lá atrás, em momentos históricos, que algo fosse transformado, eu quero a transformação agora. Mas se ela for daqui a dez anos eu quero estar contribuindo ao plantar a semente agora”.

A segunda edição da Conae será em Brasília, de 17 a 21 de fevereiro de 2014. Na ocasião será apresentado um conjunto de propostas que subsidiará a implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva