sábado, 5 de outubro de 2013

Ex-senadora Marina Silva anuncia sua filiação partidária no PSB e fecha acordo político com o governador de Pernambuco (PE), Eduardo Campos, para a corrida presidencial de 2014

Após entrada de Marina no PSB, Campos diz que partido ainda não tem ‘cabeça de chapa’ na disputa das eleições presidencial 2014

Ex-senadora Marina filia-se ao PSB e deixa uma grande incógnita para o partido em 2014: Quem é o cabeça da chapa: Campos ou Marina? Foto: Alan Marque; Folhapress.
Alan Marques/Natuza Nery/Ranier Bragon/De Brasília /Folhapress
A ex-senadora Marina Silva assinou em Brasília a ficha de filiação ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), do pré-candidato a presidente Eduardo Campos. 

Num discurso de quase 30 minutos, Marina estava bem humorada e falou que Campos acabou sendo seu "Plano C". Ela fazia uma referência às seguidas perguntas de jornalistas e políticos a ela antes da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que não deferiu o pedido da Rede para o registro do partido por falta de assinaturas validadas sobre qual seria seu plano B caso o plano A, a criação da rede, não desse certo. "O plano C é Campos", disse Marina.

Marina reclamou mais uma vez dos critérios da Justiça Eleitoral. "Somos o primeiro partido clandestino do Brasil criado em plena democracia", afirmou Marina.

A candidata afirmou que não quis as outras opções que foram colocadas, se aliar a outro partido para ser candidata ou não apoiar nenhuma candidatura, por entender que não poderia ficar de fora do processo político nesse momento. 

Ela afirmou que continuará sendo a porta voz da Rede e que a aliança com o PSB não será "pragmática" e sim "programática", criticando indiretamente as alianças políticas atuais. E seu discurso, Marina também descartou a sua própria candidatura. 

"Vamos para chancelar o programa da Rede e, em uma discussão democrática, adensar uma candidatura que já está posta", disse Marina.

Após filiação da ex-senadora ao PSB, governador do PE ironizou para os adversários: “Nem Campos nem Marina falam em vice
Nem o governador Eduardo Campos (PSB), nem a ex-senadora Marina Silva (Rede) admitiram hoje em entrevista coletiva que ela poderia ser a candidata a vice-presidente em uma chapa encabeçada pelo governador.
"Não vamos atropelar o debate do conteúdo, com a forma que o debate vai tomar em 2014", afirmou Campos ao ser perguntado se queria que Marina fosse a vice em sua chapa.
Marina, ao ser perguntada sobre o mesmo tema, fez uma longa digressão sem dizer se será ou não vice. Ela voltou a afirmar que a discussão sobre as posições será feita mais à frente.
Perguntada se apoiaria Campos como candidato a Presidente, Marina afirmou:
"Você tem alguma dúvida?"
Campos afirmou que até agora não falou nem com a presidente Dilma Rousseff nem com Lula. Segundo o ex-governador, ele tentou avisar a Lula sobre a aliança mas não conseguiu falar com o ex-presidente. 
FILIAÇÃO
Marina ou Campos: quem vai o candidato do PSB?
Em seu discurso, a ex-senadora disse que entrou no PSB para "adensar" a candidatura de Campos, e que não seria possível chegar a um partido com a candidatura "posta" e pedir para ser a candidata.
Num discurso de quase 30 minutos, Marina estava bem humorada e falou que Campos acabou sendo seu "Plano C". Ela fazia uma referência às seguidas perguntas de jornalistas e políticos a ela antes da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que não deferiu o pedido da Rede para o registro do partido por falta de assinaturas validadas sobre qual seria seu plano B caso o plano A, a criação da rede, não desse certo.

2 comentários:

  1. Úrsula Lélis - Montes Claros (MG), via Facebook: "ai, ai, ai... que país é esse?..."

    ResponderExcluir
  2. Luanne Thaissa Freitas Lopes, via Facebook: "É o Brasil..."

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva