sábado, 12 de outubro de 2013

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: Disputa acirrada entre Dilma (PT) e Marina (PSB) leva a eleição de 2014 para o segundo turno, com 6 pontos de diferença, diz Datafolha

Datafolha revela que disputa entre Dilma e Marina seria ‘mais apertada’ do que entre a presidente e o governador Campos
Disputa acirrada entre Dilma e Marina para presidente em 2014
Na nova rodada de pesquisa do Datafolha à corrida presidencial para 2014, realizada nesta sexta-feira (11/10), o Instituto Datafolha mostra que a disputa entre a presidente da República Dilma Rousseff (PT) e a ex-senadora Marina Silva (PSB) aparece mais apertada do que em um eventual embate entre a presidente e o governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB). O Datafolha fez 2.517 entrevistas em 154 municípios, o que resulta numa margem de erro de 2 pontos para mais ou para menos.

De acordo com a simulação do Datafolha, Dilma alcança 37% das intenções de voto, Marina marca 28%, ou seja, a diferença é de nove (9) pontos percentuais entre as duas candidatas, o que sugere um eventual segundo turno entre a petista e a pessebista. Trata-se, porém, justamente do cenário mais improvável da eleição, já que os principais líderes do PSB e do PSDB trabalham pelas candidaturas de seus presidentes nacionais, Campos e Aécio.

Na simulação com o governador, Dilma tem 42% das intenções de voto; Aécio, 21%; Campos, 15%. Brancos, nulos ou nenhum somam 16%. Outros 7% não sabem em quem votar. Nesse cenário, a pesquisa Datafolha mostra que a presidente Dilma seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição contra os dois candidatos mais prováveis do PSDB e do PSB, o tucano Aécio Neves e o socialista Eduardo Campos.


Após o fracasso da criação da Rede dentro do prazo legal para concorrer em 2014, Marina filiou-se ao PSB. Com isso, não há mais como ela e Eduardo Campos disputarem o mesmo cargo.

Os números de ontem sugerem que o espólio eleitoral de Marina foi dividido de forma quase idêntica entre Dilma, Aécio e Campos. A petista teria herdado 7 pontos; o tucano, 8; o socialista agora apoiado por Marina, 7.

O levantamento de ontem também confirma que Marina seria a adversária mais competitiva da presidente Dilma Rousseff em 2014. Ela atinge 29% em seu melhor cenário, quase o dobro da melhor situação de Campos.

Dilma vence em todas as simulações de segundo turno. Contra Marina, ganha por 47% a 41%. Contra Serra, por 51% a 33%. Contra Aécio, 54% a 31%. Contra Campos, 54% a 28%.

As simulações do atual levantamento não podem ser diretamente comparadas com as de pesquisas anteriores do instituto porque não há coincidência de cenários.

No quadro que era tido como o mais provável da pesquisa anterior, no início de agosto, Dilma tinha 35%; Marina marcava 26%; Aécio alcançava 13%; Campos, 8%.

Um comentário:

  1. Úrsula Lélis - Montes Claros (MG), via Facebook: "Quieta... Marina, Néver!"

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva