domingo, 20 de maio de 2012

MONTES CLAROS: abalos sísmicos

A cidade de Montes Claros (Norte de MG –  361.971 habitantes IBGE/2010), que fica a 424 km de Belo Horizonte, sofreu fortes abalos por tremores de terra na manhã de sábado (19/5), os quais foram sentidos pelos seus moradores em todos os bairros. Mapa: http://maps.google.com.br/. Foto: Prefeitura de M. Claros/Arquivo - maio 2012.
Girleno Alencar*
MONTES CLAROS/MG - A cidade de Montes Claros, na Região Norte de Minas, apresentou, até a tarde desse sábado, três tremores de terra, sendo o de maior escala registrado às 10h47min, que provocou pânico e correria entre os moradores. Não é a primeira vez que a cidade mineira treme. Desde 2008, Montes Claros já registrou 25 abalos sísmicos. Neste sábado, o primeiro tremor veio com um forte estrondo, tanto que os shoppings Popular e Ibituruna chegaram a ser evacuados pelo Corpo de Bombeiros. Na região de Grande Santos Reis, formado por vários bairros próximas a pedreiras, algumas casas sofreram rachaduras e quatro delas foram interditadas pela Comissão Municipal de Defesa Civil. Apesar do susto, ninguém se feriu.
MOC: correria e pânico de seus moradores no centro da cidade.

De acordo com o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), a intensidade do tremor ficou entre 3,8 e 4,2 graus na escala Richter. O professor Lucas Barros, chefe do Observatório, explicou que a magnitude exata não pôde ser medida no momento do fenômeno, e a avaliação foi feita com base em tremores anteriores e na descrição dos moradores da cidade. No dia 2 de abril, o Observatório Sismológico registrou uma série de quatro pequenos tremores de terra em Montes Claros, com magnitude máxima de 3 graus na escala Richter. O último tremor tinha ocorrido no dia 11 de maio.

Segundo a Defesa Civil da cidade, o primeiro tremor ocorreu às 10h47 e foi de grande impacto, sentido em toda cidade e inclusive em cidades vizinhas. Porém, às 13h45, os moradores do bairro Santos Reis sentiram novo tremor e, às 14h20, a mesma situação. O coordenador municipal de Defesa Civil, Mattson Malveira explica que o tremor foi o de maior intensidade registrado em Montes Claros nos últimos anos, pois foi notado em toda cidade. Ele lembra que várias casas do bairro Vila Atlântica ficaram com danos e trincadas, algumas delas inclusive tiveram que ser interditadas.
Rachaduras foram observadas em algumas casas e prédios.

O maior problema foi registrado na área central de Montes Claros, onde 100 mil pessoas circulam durante o dia. No Shopping Popular o tremor provocou correria, com muitas pessoas temendo que o prédio desmoronasse. Rachaduras surgiram nas paredes externas da edificação.

As atividades da Defesa Civil Municipal foram concentradas na região de Grande Santos Reis, onde existem pedreiras e onde foram registrados tremores de terras nos últimos tempos. A casa do pedreito Wedson Gomes, na rua B2, na Vila Atlântica, teve de ser interditada, pois todas paredes ficaram rachadas. Ele mora no local com a esposa, filho e um irmão.

Na rua Eliane Vieira Gomes foram várias casas danificadas. A dona de casa Rosemary Ruas Veloso tinha chegado do centro da cidade, quando entrou na sua casa e viu o tremor. O reboco da laje da cozinha foi ao chão e por pouco a feriu. O seu armário de cozinha, que é afixado na parede, caiu. Ela saiu com o filho para a casa da sua mãe Josiane Veloso Ferreira, onde as paredes também ficaram trincadas. A vizinha Claudina Antunes, na mesma rua, viu o aparelho de televisão cair no chão, enquanto na casa de sua filha Sara umas telhas caíram.
O ditado de que um mesmo raio não cai na mesma casa duas vezes acabou por terra: o comerciante Bento Eustáquio Antunes teve sua casa e comércio na rua K, na Vila Atlântica, abaladas por um tremor no dia 4 de abril, que causou pequenas trincas. Nesta terça, o novo tremor causou maiores estragos. O local foi interditado.
No bairro Amazonas, Jaibe Alencar levou um susto: a sua filha Mackcine e o filho Breno estavam em casa, ela acessando a internet e ele brincando de videogame, quando ocorreu o primeiro tremor e o gesso da casa caiu, assim como o quarto da filha trincou. Todos saíram para a rua, temendo uma tragédia maior. O mesmo problema foi verificado na rua Francisco Muniz, que fica ao lado, onde várias casas mostraram trincas.
Socorro
O Corpo de Bombeiros instalou em Montes Claros, no 7º Batalhão da corporação, um Posto de Comando de Operações para atendimento às demandas decorrentes do tremor de terra. As ações terão apoio do helicóptero da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). 

*Jornal Hoje em Dia  - Belo Horizonte (MG) -  19/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva