sábado, 26 de maio de 2012

Montes Claros: Universidades estudam abalos sísmicos na região




Girleno Alencar*
Sismógrafo. Foto: Física Moderna Uol/ maio de 2012.
MONTES CLAROS – Uma equipe da Universidade de São Paulo (USP) chegou neste sábado (26) em Montes Claros para estudar os tremores de terras que abalaram a cidade nos últimos dias. O professor Pedro Galhardo, comanda a equipe técnica, que instalou três sismógrafos em pontos estratégicos da cidade - um nas proximidades do Exército, outro na BR-365 e o terceiro perto do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Com isto, Montes Claros passa a contar com oito sismógrafos instalados em menos de dois dias. A localização dos outros cinco equipamentos não foi revelada.

A cidade despertou a atenção dos especialistas e técnicos das universidades pelo fato de ter registrado 36 tremores de terra desde 2008. O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) tem registrados oficialmente 23 abalos desde 1995.

É que os tremores com menos de 3 graus na Escala Ritcher não são registrados em Brasília. Também contribuíram para um registro oficial menor o fato de a empresa sateliteweb, responsável por fornecer as informações das estações sismológicas, ter suspendido o serviço em abril por falta de contrato com a UnB, e a falta de energia na semana passada na estação de Caraíbas, na zona rural de Itacarambi, o que impediu a leitura de tremores.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Matson Malveira, disse que a instalação dos oito sismógrafos vai dar mais tranquilidade aos moradores, já que permitirão saber as causas dos abalos e quais medidas precisam ser adotadas.

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deverá montar sua estação sismológica na cidade somente no segundo semestre deste ano. A empresa mexicana que venceu a licitação deverá entregar o equipamento em julho, para em agosto ser feita a instalação. Esta será a estação permanente. Os sismógrafos da UnB e USP são provisórios.

*Do Hoje em Dia - 26/05/2012 - 17:05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva