domingo, 20 de maio de 2012

MOC: Novo Tremor


De acordo com a Defesa Civil, o novo abalo foi de menor intensidade, mas assustou os moradores

Marcelo Ernesto*
Montes Claros (MG): Terra tremeu neste domingo.
A terra voltou a tremer na tarde deste domingo em Montes Claros, na Região Norte de Minas. De acordo com informações da Defesa Civil do município, o novo abalo foi sentido por volta das 17h e assustou novamente os moradores. Conforme Mattson Malveira, técnico da Defesa Civil, ainda não há informações da magnitude da ocorrência desta tarde, mas a sensação é de que o tremor foi de menor intensidade. Apesar disso, segundo Mattson, foi o suficiente para aumentar as rachaduras de alguns imóveis que já estavam sendo acompanhados pelo órgão. No sábado, dois tremores foram registrados. No primeiro – ocorrido por volta das 10h50 e de maior intensidade -, o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) registou intensidade de quatro pontos na escala Richter. Já o segundo, por volta das 13h, atingiu três graus.

Conforme o técnico da Defesa Civil de Montes Claros, desde ontem foram registrados 400 chamados de moradores relatando algum dano. Desse total, 60 necessitaram do registro de ocorrência para vistoria. Uma casa teve sua estrutura comprometida ao ser notado, de acordo com analises dos técnicos e engenheiros do Corpo de Bombeiros, o estrangulamento de uma coluna da casa. O tenente do Corpo de Bombeiros, Dilson Veloso afirmou que, por volta das 5h30 da manhã desta domingo, moradores dos bairros Renascença e Santos Reis, no nordeste da cidade, informaram que houve outro tremor. O tenente destaca que este segundo tremor ainda não foi confirmado, mesmo com os relatos dos moradores
O trabalho de vistoria é feito por agentes do Corpo de Bombeiros em conjunto com a Defesa Civil municipal e estadual. São analisadas todas as rachaduras, os telhados e a estrutura das construções. Os moradores de Montes Claros que tiverem a estrutura de suas casas comprometidas, de acordo com laudo da perícia, devem acionar a prefeitura para que sejam enviados para um abrigo municipal até que uma segunda solução seja apresentada pelo governo da cidade.

Pânico
Abalos sísmicos assustaram a população de Montes Claros, no Norte de Minas, no final da manhã desse sábado. Prédios, casas, um shopping popular e a rodoviária foram afetados e o Corpo de Bombeiros ainda avalia os danos na cidade. Segundo testemunhas, moradores saíram para as ruas com pânico dos tremores de terra, que tiveram início às 10h40 e parecem ter sido os mais fortes na região, nos últimos anos. No shooping popular, a sirene de alerta chegou a disparar, indicando a urgência de se evacuar o local, que naquele momento, abrigava cerca de 1.500 pessoas.

*Portal UAI Publicação: 20/05/2012 19:19 Atualização: 20/05/2012 19:27

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva