quarta-feira, 23 de maio de 2012

Montes Claros (MG): mais abalos sísmicos


Unimontes fará compra de aparelhos para estação sismográfica

Um novo tremor de terra assustou moradores na tarde desta terça-feira (22) em Montes Claros, na Região Norte de Minas Gerais. De acordo com o Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o abalo foi registrado por volta das 14h. Este é o quinto terremoto confirmado em quatro dias na cidade. A cidade fica a 417 quilômetros de Belo Horizonte.

Montes Claros (MG):  estragos urbanos com os tremores de terra. Foto: TV Globo Minas/BH
De acordo com o analista de sinal sísmico João Alberto Cruzeiro, do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UnB), o abalo teve a duração de três segundos e 2,6 graus na escala Richter. O analista falou ainda que os tremores não têm previsão para cessar. Porém, João Alberto afirmou que, de acordo com as estatísticas, os abalos tendem a reduzir de magnitude e de periodicidade

O morador de Montes Claros Marco Aurélio Mesquita, de 37 anos, relatou que o abalo da tarde desta terça-feira (22) foi mais forte do que o do último domingo (20). "A população está assustada, não conseguimos mais dormir tranquilos", contou o morador que ainda pediu por um esclarecimento de como agir em momentos como este.

O tenente Dilson Veloso, do Corpo de Bombeiros, explicou que em situações como esta a população deve manter a calma e a tranquilidade. Veloso falou ainda que o ideal seria sair de casa, ir para um quintal ou para a rua. “As pessoas devem procurar por um local aberto, pois são mais seguros”, explicou.

Neste sábado (19), o Obsis registrou dois tremores na cidade. O mais forte foi pouco antes das 11h, com duração de três segundos e intensidade de 4,2 graus na escala Richter. O segundo tremor foi registrado no começo da tarde. Não houve feridos, segundo o Corpo de Bombeiros. O solo voltou a tremer no domingo (20), quando foram notificados mais dois abalos com intensidades de 2,7 e 2,9 graus. Além dos registrados pelo observatório, moradores relataram ter sentido outros tremores. O chefe da Defesa Civil na cidade informou ao G1 que, ao todo, a terra tremeu seis vezes só durante o fim de semana.

Interdição
Seis moradias estão condenadas em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, após tremores de terra ocorridos neste sábado (19) e domingo (20) e vão precisar ser demolidas, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Outros dois imóveis estão interditados por causa de rachaduras estruturais e só poderão ser ocupados novamente após reforma. As informações são do chefe da Defesa Civil na cidade, Mattison Malveira. Setenta imóveis haviam sido vistoriados até o início da noite deste domingo (20). Ainda de acordo com Malveira, 18 pessoas estão desalojadas e dez estão desabrigadas por conta dos abalos que atingiram a cidade.

Fonte: G1/TV Globo Minas 



Unimontes fará compra de aparelhos de estação sismográfica em Montes Claros


Luiz Ribeiro
Cristiane Silva
Jornal Estado de Minas/Publicação: 22/05/2012 10:34 Atualização: 22/05/2012 11:45
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) anunciou nesta terça-feira que irá começar o processo de licitação para a aquisição dos aparelhos para a a estação sismográfica que deve ser instalada no município do Norte de Minas.
Segundo a universidade, já foram liberados recursos pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) no valor de R$ 142 mil para o projeto, mas ainda não há data para o lançamento da concorrência pública. No ano passado foi anunciada uma parceria entre o governo do estado, a Unimontes e o Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) para instalação do centro de monitoramento.
Na segunda-feira, a UnB confirmou que outros dois tremores atingiram Montes Claros neste fim de semana, além de outros dois já confirmados anteriormente. Os dois abalos foram sentidos pelos moradores da cidade nesse domingo. A UnB relatou que um deles ocorreu às 5h40, com intensidade de 2.9 graus na escala Richter e o outro foi às 16h32, com intensidade um pouco menor, de 2,7 graus.
O bairro mais afetado foi o Vila Atlântica. Seis casas foram condenadas e duas interditadas pela Defesa Civil, sendo que 18 pessoas estão desabrigadas e 10 desalojadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva