terça-feira, 1 de maio de 2012

NM - Ingredientes na Vantagem Competitiva de Mercado Internacional: Manga e Banana


Norte de Minas  exporta manga e banana para o mercado europeu

GIRLENO ALENCAR
A produção de Banana em Jaíba, Norte de MG. Foto: Girleno Alencar/Maio 2012.
O Norte de Minas está se preparando para a exportação de manga e banana prata para o concorrido Mercado Europeu. No dia 4 de maio, um container com 20 toneladas de Manga Palmer, produzidas em Janaúba e Jaíba, seguirá para o Porto de Pecém, onde no dia 10 será embarcado para Portugal.

A banana Prata, produzida somente no Brasil e com maior destaque no Norte de Minas, começará a ser exportada para a Europa no final de dezembro, já que estão sendo concluídos estudos que permitam a exportação. Deste sábado, está sendo realizada a Festa Nacional da Banana, em Jaiba, onde também acontece um fórum de discussão sobre a alternativas de exportação para a fruticultura regional.

A fruticultura é uma das principais atividades agrícolas do Norte de Minas, com 35 mil hectares plantados de várias espécies, com destaque para a banana, com 12 mil hectares; o limão, com 4 mil hectares; a manga, com 3.100 hectares; o mamão, com 2 mil hectares e a uva, com 1.500 hectares. São 100 mil empregos gerados diretamente.

O Norte de Minas exporta atualmente para a Europa 154 toneladas de limão por semana, ao preço de 7 a 8 dólares a caixa com 4,5 quilos, o que fez crescer a área plantada de limão.

A grande novidade está sendo a exportação da Manga Palmer, que começou a ser produzida no Norte de Minas para atender ao mercado internacional. Já existem 600 hectares plantados desta espécie. Outros 2.500 hectares foram plantados com as espécies Tomi e Aden, que são exportadas esporadicamente, principalmente quando ocorre a entressafra no México e Índia, que são os principais fornecedores europeus, o que deixava os produtores norte-mineiros inquietos. A produtividade da Tomi e Aden chega de 20 a 30 toneladas por hectare/ano. Porém com a Manga Palmer é considerada mais saborosa, terá exportação mais intensa.

A colheita para a primeira exportação acontecerá nos dias 3 e 4, para serem transportadas até o Porto de Pecém, no Ceará, a mais de 2.500 quilômetros.

No dia 10, o container com 22 toneladas será embarcado para a Europa, chegando em Portugal no dia 20, onde uma equipe europeia e da Abanorte avaliará a qualidade da fruta, definirá o valor de venda e, ainda, as estratégias de marketing para o lançamento da fruta no mercado europeu.

A primeira venda será feita sob contrato de consignação.

* Publicado nesta terça-feira (1/05/2012 - 09:30) no Jornal Hoje em Dia/Belo Horizonte-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva