quinta-feira, 9 de outubro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014: Polarização 'PT x PSDB' deve acirrar nesta quinta (9) a disputa pela presidência da República

“Eleição agora está mais para Aécio do que para Dilma”, diz jornalista R. Kotscho - ex-assessor de Lula

Por Ricardo Kotscho*/Blog Balaio do Kotscho
Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff  (PT) disputam 2º turno.
Em jogo disputadíssimo, o time que estava ganhando por 1 a 0 toma um gol no último minuto, e a decisão vai para a prorrogação, que já ninguém esperava. Com todo o gás, reanimado pela nova chance, o time que marcou no finalzinho vai para cima do adversário, que sentiu o baque. Em poucos minutos, faz mais três gols e leva a taça da Liga dos Campeões da Europa.

Isto aconteceu em maio deste ano, na final disputada entre dois grandes times espanhóis, em que o Real Madri acabou goleando o Atlético de Madri por 4 a 1 na prorrogação, quando o adversário já estava botando a mão na taça no tempo normal de jogo.

E é mais ou menos isso que se está vendo agora nos três primeiros dias de campanha do segundo turno da eleição presidencial. Carta fora do baralho a duas semanas da eleição, abandonado até por seus companheiros e aliados, o tucano Aécio Neves saiu do terceiro lugar, atropelou Marina Silva e disparou na reta final, levando a disputa com a petista Dilma Rousseff, candidata à reeleição, para um imprevisível segundo turno.

Agora, mudou tudo. Basta ver a cara dos dois finalistas. Dilma parece cansada, pesada, rouca, com um discurso burocrático em que vai chutando a esmo. Do outro lado, dá a impressão de que Aécio rejuvenesceu dez anos, está sempre sorridente, saltitante, falante, animado, quase eufórico.

Não é para menos, já que nas primeiras horas após o anúncio do resultado do primeiro turno no domingo, a campanha só trouxe boas notícias para Aécio e muito ruins para Dilma. Não estou prevendo nenhuma goleada _, por favor, não me entendam mal _, mas o jogo já esteve melhor para a presidente, como comentaria o Galvão Bueno.

Vamos aos principais fatos desta quarta-feira.

Do lado de Dilma, a inflação subiu e a previsão de crescimento do PIB caiu mais uma vez; aliados do PT são flagrados pela Polícia Federal com malas de dinheiro suspeito em Brasília; os dois homens-bomba do esquema denunciado na Petrobras depõem na Justiça Federal e produzem novos vazamentos na imprensa contra aliados do governo, e o presidente do partido, Rui Falcão, faz o favor de lançar agora a candidatura presidencial de Lula para 2018.  Precisa mais?

Já pelas bandas tucanas, só alegria: o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, mandou arquivar a investigação criminal contra Aécio Neves ligada ao aeroporto construído em terras da sua família com recursos públicos; PSB e uma penca de nanicos anunciam apoio à sua candidatura, e o partido parece mais unido do que nunca, até com José Serra e outros tucanos paulistas participando ativamente da campanha, no embalo da onda antipetista criada no país, principalmente em São Paulo.

Para completar, além dos oito partidos que já a apoiavam no primeiro turno, nenhum outro aderiu até agora a Dilma, enquanto o Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, um gênio, faz declarações desastrosas sobre o aumento do custo de vida, mandando o povo comer ovo e frango em lugar de carne, que está muito cara. Justo agora que o povão se acostumou a comer bife todo dia... Que maravilha!, completaria o Milton Leite. Assim Dilma nem precisa de adversários.

Viajo daqui a pouco para Minas Gerais, onde vou conhecer o museu a céu aberto de Inhotim, que todo mundo diz ser uma beleza. Por isso, escrevo antes de Marina Silva anunciar a sua escolha de Sofia para o segundo turno, e da divulgação das primeiras pesquisas Ibope e Datafolha, previstas para o começo da noite desta quinta-feira. Já saíram alguns números divulgados por institutos menores favorecendo Aécio, mas não quero me deixar guiar pelas pesquisas, que exageraram um pouco nas margens de erro no primeiro turno.

Melhor é seguir a intuição da gente, sentir o clima, conversar com as pessoas e descobrir para que lado o vento está batendo. Neste momento, está batendo a favor do candidato tucano _ fato inédito na abertura do segundo turno nas últimas quatro eleições presidenciais disputadas entre PT e PSDB.

Vida que segue.
*Ricardo Kotscho, 65, é jornalista e repórter desde 1964. Foi secretário de Imprensa e Divulgação da Presidência da República no governo Luiz Inácio Lula da Silva, no período 2003-2004. Já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira, nas funções de repórter, repórter especial, editor, chefe de reportagem, colunista, blogueiro e diretor de jornalismo. É atualmente comentarista do Jornal da Record News e repórter especial da revista Brasileiros. Ele edita hoje o blog Balaio do Kotscho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva