sexta-feira, 3 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: 'Sujeira Não é Legal', diz TRE de Minas Gerais

TRE-MG pede a candidatos que entreguem sobras de material da campanha para não sujar as ruas das cidades no Estado
Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) deflagra campanha 'Sujeira Não é Legal'. Foto: Ernesto Rodrigues/AE, com logo de campanha do TRE-MG.
BELO HORIZONTE (MG)* – O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) solicitou nesta quinta-feira (2), por meio de ofício, aos partidos e candidatos que entreguem sobras de material da campanha para não sujar as ruas e os espaços urbanos das 853 cidades no Estado. Os materiais gráficos de campanha dos partidos políticos, coligações e candidatos poderão, segundo o Tribunal de Minas, ser entregues no sábado (4) - véspera das Eleições 2014 -, a partir das 18h, em unidades do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte para que tenham uma destinação ambientalmente correta.

Os santinhos, cartazes, e demais peças gráficas poderão ser entregues voluntariamente até as 18h do domingo, dia 5 de outubro. A iniciativa partiu do TRE-MG, dentro da campanha Sujeira Não é Legal, projeto que incentiva uma campanha eleitoral limpa, segura e transparente e tem a parceria do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Cemig.

O desembargador Geraldo Augusto, presidente do TRE, encaminhou nesta quinta-feira (2) ofício aos partidos e candidatos informando sobre a iniciativa e os seus objetivos: “evitar o descarte irregular de material de campanha e a distribuição de propaganda no dia das eleições”. O material recolhido será encaminhado à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopemar), que atualmente é a entidade credenciada pelo TRE para recolhimento de material para reciclagem. A entidade ficará encarregada de promover a devida utilização sustentável das peças. Dessa forma, espera-se evitar o acúmulo de material de campanha na cidade, diminuindo os danos ao cidadão e ao meio ambiente.

A iniciativa não é restrita à capital. Está sendo feita, também, recomendação aos juízes eleitorais do interior para que seja promovida a entrega dos materiais de campanha voluntariamente pelos candidatos, partidos e coligações. O Corpo de Bombeiros prontificou-se a realizar o mesmo trabalho de recebimento que será feito em Belo Horizonte, e a destinação ambientalmente correta para o material entregue deve ser definida pela respectiva zona eleitoral.

Em 2012, o TRE teve iniciativa semelhante no segundo turno das eleições para prefeito, que ocorreu em quatro cidades de Minas (Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba). Mais de oito toneladas de material gráfico foram entregues, na véspera das eleições, pelos candidatos.


*Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva