domingo, 5 de outubro de 2014

ELEIÇÃO 2014: PT assume governo de Minas Gerais pela primeira vez na história do Estado

Eleito em 1º turno, Pimentel diz que fará governo mais próximo das pessoas
Petista disse que recebe resultado nas urnas com "enorme alegria" e que vitória expressa senso de responsabilidade
Fernando Damata Pimentel, 63 anos, é novo governador de Minas Gerais, a partir de primeiro de janeiro de 2015. 
Com Iracema Amaral e Leonardo Augusto do Jornal Estado de Minas
BELO HORIZONTE (MG) - O governador eleito Fernando Pimentel (PT) disse na noite deste domingo que recebeu o resultado das urnas “com enorme alegria”. Segundo ele, a vitória foi construída “ao longo dos anos”. Para Pimentel, a vitória dele nas ruas demonstra também que Minas “não tem dono, não tem rei , não tem imperador.” O petista disse que a vitória também expressa ”o enorme senso de responsabilidade” que tem para governar o Estado. “Minas Gerais disse que quer um governo mais próximo das pessoas, mas atento à visão real. Esse foi o recado das urnas", disse o petista.

Pimentel contou que já está pensando em providências para fazer a transição de governo. Segundo ele, essa questão será  separada da “questão partidária”. Ele se referiu à campanha em segundo da presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT). “Vamos respeitar o voto dos mineiros. O governador de Minas não vai participar da campanha. Mas o cidadão Pimentel e Antônio (vice-governador eleito Antonio Andrade).

Perfil
Fernando Pimentel nasceu em 31 de março de 1951, em Belo Horizonte. Formado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas). Professor concursado do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG. Militante político, preso e torturado durante a ditadura militar. Ex-secretário da Fazenda na Prefeitura de Belo Horizonte, durante o governo Patrus Ananias ( 1993/1996). 

Ex-secretário de Governo, Planejamento e Coordenação Geral na administração da prefeitura de BH, durante o governo Célio de Castro (1997/1999). Em 2000, assume o cargo de vice-prefeito eleito de Belo Horizonte, na chapa à reeleição de Célio de Castro. Dois anos depois assume o cargo com o afastamento, por motivo de saúde, de Célio de Castro. Em 2004, é eleito prefeito de BH. Em 2011, é nomeado pela presidente Dilma Rousseff ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Deixa o cargo em abril deste ano para concorrer ao governo de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva