segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2014

Dilma Vana Rousseff foi reeleita presidente da República  neste domingo (26) 

Com mais 'diálogo', ela se compromete a fazer 'as grandes mudanças' no Brasil

Ao lado do ex-presidente Lula, Dilma diz que foi reconduzida para fazer “as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige neste momento”. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado.
BRASÍLIA (DF)* - Com 100% das urnas apuradas, a candidata a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e atual presidente da República, Dilma Vana Rousseff, foi reeleita para mais um mandato de quatro anos. Dilma Rousseff obteve 51,64% dos votos válidos apurados, ou seja, 54.501.118 da votação realizada neste domingo (26/10). O candidato do PSDB, Aécio Neves, ficou em segundo lugar, com 48,36% dos votos válidos – 51.041.155 da votação apurada.

O resultado foi anunciado oficialmente às 20h27 deste domingo (26), quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou 98% das urnas apuradas em todo o País, índice que garantia matematicamente a vitória de Dilma Rousseff.

Após a proclamação do resultado do TSE, na noite deste domingo, acompanhada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e cercada por líderes de partidos que a apoiaram, a presidente reeleita Dilma Rousseff pregou, em Brasília (DF), o diálogo como forma de fazer o país avançar. Segundo ela, ao contrário do que muitos imaginam, uma eleição apertada pode significar mudanças mais rápidas e expressivas do que uma vitória ampla.

DISCURSO DA PRESIDENTE REELEITA
- "Em lugar de ampliar divergências, tenho esperanças que a energia mobilizadora [da disputa eleitoral] tenha preparado um bom terreno para a construção de pontes. O calor da disputa deve ser transformado em energia construtiva de um novo momento do Brasil. O debate das ideias, o choque de posições podem produzir espaços de consenso capazes de mover o país "– afirmou em meio aos gritos de apoio da militância que lotou o auditório de um hotel localizado próximo ao Palácio do Alvorada, às margens do lago Paranoá, em Brasília.

A presidente garantiu que vai trabalhar pela implantação das reformas, especialmente a política, que pretende levar adiante por meio de uma consulta popular. Senadores avaliam que esse é um dos principais desafios da presidente em seu segundo mandato.

- "Fui reconduzida para fazer as grandes mudanças que a sociedade brasileira exige. Naquilo que o meu esforço e poder alcançam, estou pronta para responder a essa convocação. Sei das limitações de cada presidente e do poder de liderar as causas populares. Quero liderar da forma mais pacifica e democrática esse momento transformador. Estou disposta a abrir canais de diálogo com a sociedade".
A totalização de 100% foi realizada pelo TSE à 0h13 deste domingo (27/10), em Brasília-DF. Reprodução do site do TSE/FN Café NEWS nas eleições 2014.


VOTAÇÃO EM MONTES CLAROS (MG)
DILMA DEU UM “BALAIO DE VOTOS” EM AÉCIO NEVES
VER OS VOTOS VÁLIDOS:
DILMA: 124.12762,05% VOTOS VÁLIDOS
AÉCIO: 75.91637,95%



AINDA O DISCURSO DE VITÓRIA
Dilma também afirmou que vai incentivar o combate à corrupção, por meio do fortalecimento das instituições de controle. E que proporá mudanças legislativas para acabar com a impunidade.

Economia
A presidente prometeu trabalhar pelo ajuste das contas públicas, sem descuidar dos níveis de emprego. “Pretendo abrir canais de diálogo com a classe produtiva”, anunciou.

Por fim, Dilma se disse mais preparada para o novo mandato.

- "Vamos continuar construindo um país melhor, de solidariedade e oportunidades, que valoriza o trabalho e a energia empreendedora, que cuidas das pessoas. Um país voltado para a educação, cultura, ciência e inovação. Mais uma vez, Brasil, essa filha tua não fugirá da luta" – disse.

RESULTADO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
Segundo o TSE, a candidata venceu o segundo turno das eleições presidenciais com 51,64% dos votos enquanto o candidato à pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Aécio Neves, alcançou 48,36% dos votos válidos. O TSE não leva em consideração para a definição do resultado oficial das eleições o registro de votos brancos e nulos.

Em seu primeiro pronunciamento após a divulgação do resultado final, a presidenta reeleita destacou a eleição histórica, em um processo eleitoral que mobilizou intensamente as forças políticas do País. Também reafirmou seu compromisso com a promoção do diálogo e do entendimento essenciais para o Brasil avançar.

Dilma afirmou ainda compreender a responsabilidade que recebeu das urnas neste domingo de fazer as mudanças que a sociedade brasileira exige. Nesse sentido, ela destacou seu compromisso com a promoção de uma reforma política e com o combate efetivo à corrupção.

TSE
O presidente do TSE, ministro Dias Toffolli, destacou a segurança e a lisura do pleito eleitoral, além do nível de consolidação democrática que o Brasil alcançou nos últimos anos, reiterado nesse segundo turno. Já o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, ressaltou a forma pacífica como o povo brasileiro compareceu às urnas para escolher livremente o presidente do País.

De acordo com os números finais do TSE, Dilma Rousseff venceu as eleições em 15 estados brasileiros, enquanto Aécio Neves ficou na frente em 11 deles e no Distrito Federal. Entre as regiões do País, Dilma venceu no Nordeste, em quatro estados do Norte (Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá) e em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

O candidato do PSDB ficou em primeiro lugar nas regiões Sul, Centro-Oeste, em três estados da região Norte (Rondônia, Roraima e Acre), em São Paulo e no Espírito Santo. Além da definição do chefe do Executivo para os próximos quatro anos, neste domingo, os eleitores brasileiros também foram às urnas escolher os governadores de 13 estados e do Distrito Federal

TRAJETÓRIA DE DILMA ROUSSEFF
Dilma Rousseff  (PT). Foto: Blog do Planalto.
Dilma Vana Rousseff, 66 anos, nasceu em Belo Horizonte (MG), em 14 de dezembro de 1947, e é atual presidente da República Federativa do Brasil, formada em economia. Na política brasileira, foi filiada nos anos de 1990 ao Partido Democrático Trabalhista (PDT), fazendo, nessa década, parte da equipe do governador Alceu Collares, no Rio Grande do Sul. Logo após, filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), em 2001, e, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia, e posteriormente, da Casa Civil. Em 2010, foi escolhida pelo PT para se candidatar à Presidência da República na eleição presidencial, sendo que o resultado de segundo turno, em 31 de outubro de 2010, tornou Dilma a primeira mulher, em toda a história do Brasil, a ser eleita presidente da República [o posto maior como chefe de Estado e chefe de governo].

*FN Café NEWS/Agência Senado/Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva