quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A ENERGIA DOS VENTOS...

Congresso debate MP que estabelece imposto zero para compra e importação de aerogeradores na produção de energia eólica no País
Parque eólico e seus aerogeradores, que transformam a energia dos ventos em elétrica. Foto: Governo RS/Via Agência Senado.
BRASÍLIA (DF)*- O Congresso Nacional (CN) debate medida provisória (MP/656) que estabelece imposto zero para compra e importação de aerogeradores na produção de energia eólica no País. A medida provisória será analisada por uma comissão mista do CN, e depois pelos plenários da Câmara e do Senado.

A MP 656 deve reduzir a zero as alíquotas do PIS/PASEP e da COFINS na compra e na importação dos componentes dos chamados aerogeradores, que transformam a energia dos ventos em elétrica. Entre maio de 2013 e maio deste ano, a produção de energia eólica aumentou 44 por cento, segundo um estudo divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.

Para o senador Valdir Raupp, do PMDB/RO, apesar desse crescimento, a participação da energia eólica na matriz brasileira ainda é baixa “porque a energia eólica estava ficando muito cara para a sua implantação. E o Brasil tem um potencial muito grande de desenvolvimento da energia eólica, que são os nossos ventos. Então com essa medida vai baixar o custo e ela pode ser tornar competitiva com as demais fontes de energia”, esclarece Raupp.

O senador Raupp disse que a medida provisória pode diminuir a dependência que o país tem da energia gerada pelas hidrelétricas e pelas termelétricas. Ele lembra que, no caso das hidrelétricas, os principais reservatórios do Brasil estão com níveis baixos. Já as termelétricas são poluentes e caras.

Por sua vez, o senador Walter Pinheiro, do PT/BA, entende que, além de baratear o custo dos equipamentos para a geração de energia eólica, “é preciso investir na capacitação de mão-de-obra para a instalação e manutenção dos aerogeradores”. Pinheiro argumenta que hoje a gente ainda importa muita mão-de-obra. Muita mão-de-obra. É porque nossa turma não tem capacidade? Não. Nós não temos é centro de formação. Isso não entrava na grade curricular de nenhuma universidade, de nenhum curso de engenharia.



*Com Agência Senado/FN Café NEWS – Adaptações de texto e imagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva