quinta-feira, 9 de outubro de 2014

CURVA ASCENDENTE DE AÉCIO: Senador Aécio Neves tem 51% votos válidos e presidente Dilma Rousseff com 49%. Nos votos totais, o placar é de 46% para Aécio e Dilma 44%.

Aécio e Dilma empatam na primeira pesquisa do Ibope e Datafolha do 2º turno
Tucano aparece com 51% dos votos válidos e petista, com 49%; diferença está dentro da margem de erro, de 2 pontos porcentuais
Aécio tem 51% nas intenções de votos válidos e 46% nos votos totais. Já Dilma tem 49%  e 44%. Foto: Agência Estado.
Daniel Bramatti e José Roberto de Toledo - O Estado De S. Paulo/UOL
SÃO PAULO (SP) - A primeira pesquisa Ibope/Estado/TV Globo no 2.º turno da disputa presidencial mostra, na noite desta quinta-feira (9/10), o tucano Aécio Neves com 51% dos votos válidos e a petista Dilma Rousseff com 49%. Ambos estão em situação de empate técnico, já que a margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O universo dos votos válidos exclui brancos, nulos e indecisos. Nos votos totais, o placar é de 46% a 44%. Há ainda 4% que não sabem dizer quem escolherão e 6% dispostos a votar em branco ou nulo.

Outro levantamento. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta, mostra empate técnico ente o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidente Dilma Rousseff (PT), no segundo turno da eleição presidencial. No entanto, o senador Aécio aparece pela primeira vez numericamente à frente de Dilma. Em votos totais, Aécio tem 46% e Dilma 44%. Nos votos válidos, o senador aparece com 51% das intenções de votos.

O tucano colhe seus melhores resultados na Região Sul, onde lidera por 61% a 33% dos votos totais. No Sudeste, ele também está à frente, mas com vantagem menor: 48% a 38%. No Norte/Centro-Oeste, há empate técnico: 46% para Aécio e 43% para Dilma. No Nordeste, a candidata do PT venceria por 59% a 32% se a eleição fosse nesta quinta-feira, 9.

A intenção de voto em Aécio cresce à medida que aumenta a renda dos eleitores: 33% entre os que ganham até um salário mínimo, 36% entre os que recebem de um a dois, 51% na faixa de dois a cinco e 63% acima disso. Com Dilma, a progressão é inversa: 58%, 52%, 39% e 29%, respectivamente.


Os dois concorrentes estão empatados no eleitorado católico: 46% para a petista e 44% para o tucano. Entre os evangélicos, Aécio lidera: 49% a 39%.

Apenas 11% dos eleitores dos dois candidatos admite repensar o voto até o dia da eleição  -  para 85%, a decisão é definitiva. Outro sinal do alto grau de definição é o fato de o resultado da pesquisa espontânea estar muito próximo do da estimulada: 44% a 42%.

Rejeição. A atual presidente ainda tem a maior taxa de rejeição: 41% afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Outros 33% respondem o mesmo em relação a Aécio, e 18% dizem poder votar em ambos.

Dilma é vista como favorita para vencer a eleição por 49%. Outros 40% dizem acreditar que o candidato do PSDB será o vencedor.

O Ibope ouviu 3.010 eleitores entre os dias 7 e 8 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. Isso significa que, em cada 100 pesquisas feitas com a mesma metodologia, 95 ficarão dentro da margem de erro estimada. O registro do levantamento na Justiça Eleitoral foi feito sob o número BR-01071/2014.

O Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municpios na quarta e nesta quinta-feira. O nível de confiança da pesquisa é 95% (em 100 de levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro da pesquisa Datafolha no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01068/2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva