sexta-feira, 8 de junho de 2012

Crescimento Brasileiro: previsão otimista

ONU eleva para 3,3% a previsão de crescimento do Brasil em 2012

Jamil Chade e Denise Chrispim Marin*
WASHINGTON / GENEBRA - A Organização das Nações Unidas (ONU) reviu para cima a taxa de crescimento do Brasil para 2012 e 2013, mas alertou que a situação vivida pelo euro é a maior ameaça que atravessa a economia mundial e que um aprofundamento da crise não poupará os países emergentes.  
Crescimento Econômico. FN Café News/Artes & Imagens - jun. 2012.
Segundo as novas projeções, o Brasil teria uma expansão de seu PIB de 3,3% neste ano. A taxa é a mais baixa entre todos os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Mas está acima do que a ONU projetou em janeiro para a economia brasileira e que previa expansão de apenas 2,7%.
Segundo a avaliação da ONU, a recuperação da economia brasileira virá da retomada do investimento privado, sustentado pelo acesso ao crédito oferecido pelo governo. Ainda assim, a taxa de crescimento será inferior à média da América do Sul, que terá expansão de 3,8% no ano.
Para 2013, o crescimento será ainda mais pronunciado. A projeção inicial era de um crescimento de 3,8%. Mas a nova estimativa aponta para uma alta de 4,5%.
Segundo a entidade, o Brasil é um dos poucos casos em que a revisão do PIB foi para cima.
Para a economia mundial, a revisão foi justamente para baixo, com uma expansão agora projetada de apenas 2,5% no ano. Para 2013, o crescimento seria de 3,1%.
Para a ONU, a situação vivida pelo euro é hoje a maior ameaça para a economia mundial. "Uma escalada poderia gerar uma turbulência severa, levando a uma contração da atividade econômica nos países desenvolvidos", indicou. Mesmo se uma crise ainda mais profunda for evitada na Europa, o bloco terá um ano de estagnação em 2012.
O desemprego também continuará a aumentar. Salvo em três casos: Brasil, China e Alemanha. O comércio terá expansão de apenas um terço da taxa de 2010.
Para superar a crise, a ONU insiste que apenas medidas de austeridade não funcionarão. A entidade pede o estabelecimento de políticas de crescimento e alerta que austeridade traz enormes custos econômicos e sociais. "A austeridade fiscal levou muitos países de volta para a recessão na Europa", alertou. "Os esforços de lidar com a crise da dívida estão fracassando e gerando altas taxas de desemprego", completou a ONU.
O Instituto Internacional de Finanças (IFF) divulgou novas previsões para a economia brasileira. A expectativa de 3% de crescimento para 2012 foi mantida, mas para 2013 a taxa subiu de 5% para 5,2%. O déficit em conta corrente em 2012 caiu de 2,8% previsto em janeiro para 2,7%. Para 2013, subiu dos 2,6% do PIB previstos em janeiro para 2,8%.

*Correspondentes do Estado de S. Paulo. Publicado em 07 de junho de 2012 | 22h 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva