sábado, 30 de junho de 2012

Eleições 2012: Convenções em Montes Claros e todo País


Ex-prefeito, Athos Avelino (PSB), candidato à Prefeitura de Montes Claros (MG). Foto: Luís Carlos Gusmão.
MONTES CLAROS - As convenções dos partidos políticos para a escolha dos candidatos às prefeituras e às câmaras de vereadores dos 5.564 municípios brasileiros, nas eleições de outubro deste ano, encerram neste sábado (30/6), de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessas convenções devem, também, ser definidas as eventuais coligações partidárias, conforme a Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

É assegurado também, a partir dessas convenções, o direito de resposta a candidato escolhido em convenção, partido político ou coligação atingido, ainda que de forma indireta, por conceito, imagem ou afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa ou sabidamente inverídica, difundidos por qualquer veículo de comunicação social. 
De domingo em diante, até o final da campanha eleitoral, é proibida às emissoras de rádio e de televisão a transmissão de programa apresentado ou comentado por candidato escolhido em convenção partidária.

Convenções movimentam Montes Claros neste final de semana
As convenções para prefeito de Montes Claros começaram nessa sexta-feira (29/6). A convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), que deve mesmo fazer a escolha do ex-prefeito Athos Avelino, realizou-se, às 19h (6ª feira), no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams). O Partido Popular Socialista (PPS), que teve sua convenção marcada para às 18 horas (nessa 6ª) na Câmara Municipal, deve homologar o nome do ex-ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-deputado federal Humberto Souto. Já o Partido dos Trabalhadores (PT), do deputado estadual Paulo Guedes, realiza a sua convenção na manhã  deste sábado (30/6), na sede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), na cidade.

Ainda neste sábado, o Partido Progressista (PP), do deputado e secretário estadual Gil Pereira, vai realizar sua convenção na Câmara de Montes Claros, a partir das 14 horas. Por sua vez, a convenção do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), que ficou sem rumo após a retirada da disputa eleitoral do prefeito Luiz Tadeu Leite e o escândalo de ‘fraude da merenda escolar’ na prefeitura em MoC, deflagrada pela operação “Laranja com Pequi” da PF, com prisões de vereador, secretário, ex-secretário, empresário e servidores públicos envolvidos no caso, ocorre hoje, às 9 horas, no auditório da Amams.

Os Democratas (DEM) e o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) realizam no Automóvel Clube, às 14 horas, a convenção que irá escolher o nome do ex-prefeito de Montes Claros, o  deputado federal Jairo Ataíde. Além disso, o Partido Verde (PV), do empresário e suplente de deputado estadual, Henrique Sapori que é o acionista majoritário da  empresa Transportes e Turismo Norte de Minas (Transnorte), marcou sua convenção no Golden Eventos, às 12 horas.

E por fim, a convenção do Partido Republicano Brasileiro (PRB), do empresário da educação e ex-deputado estadual, Ruy Muniz, que vai ocorrer na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro (Escola Normal), também às 14 horas deste sábado.

Pesquisa eleitoral na cidade
De acordo com a pesquisa DataTempo/CP2, divulgada no dia 18/6, o deputado federal e ex-prefeito Jairo Ataíde (DEM) [23,3%] e o ex-prefeito Athos Avelino (PSB) [22,1%] estão tecnicamente empatados na corrida pela prefeitura montesclarense.

Confira Pesquisa no FN Café News 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva