terça-feira, 5 de junho de 2012

Eleições 2012: Desincompatibilização



Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha (ao centro), presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), reuniu na manhã dessa segunda-feira (4/5) com os presidentes dos TREs, em Brasília-DF. Foto: Agência de Notícias da Justiça Eleitoral/jun.2012.
Isabella Lacerda*
 
Amanhã (quarta-feira - 6/6), vence o prazo para que os agentes públicos que vão se candidatar a prefeito e a vice nas eleições municipais de outubro peçam exoneração de seus cargos. Em Minas Gerais, algumas baixas ainda estão indefinidas, principalmente no que diz respeito à Prefeitura de Belo Horizonte. Na administração da capital, há a expectativa de até sete nomes se afastarem de suas atividades nesta semana. O mesmo número é aguardado para o governo do Estado.

No Executivo municipal, as saídas são incertas, principalmente porque Marcio Lacerda (PSB) depende da decisão do PT sobre o nome que vai ocupar a vaga de vice em sua chapa de tentativa à reeleição.

Pelo menos sete nomes que, hoje, compõem os quadros da prefeitura são cotados para a vaga majoritária e precisariam se desincompatibilizar para participar da disputa.

Estado.
Já no governo do Estado, o cenário é mais claro, e pelo menos seis nomes já confirmaram que vão se desligar de suas atuais funções, em cumprimento à Lei Complementar 64, de 1990.

Quase todo o grupo dos que devem pedir exoneração do Estado é composto de quadros do segundo escalão. Eles vão concorrer às prefeituras de Ouro Branco, Curvelo, Guaxupé, Sete Lagoas, Itabira e Coração de Jesus.

Situação de lideranças em Montes Claros
O sétimo nome que pode se desincompatibilizar, mas ainda é dúvida, é o do secretário extraordinário para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira (PP). Ele explica que tem interesse em se candidatar à Prefeitura de Montes Claros, no Norte do Estado, mas ainda aguarda uma garantia do governador Antonio Anastasia (PSDB) sobre o apoio do governo para a sua campanha.

"Ainda não tomei minha decisão. Não posso garantir nem que vou sair, nem que não vou. As conversas vão evoluir nos próximos dias e, apenas no prazo limite definido pela Justiça Eleitoral, vou me decidir", afirmou.
A demora em obter o apoio do Palácio Tiradentes é motivada pelo interesse de outras lideranças da base do governador de também quererem se candidatar. São eles o deputado federal Jairo Ataíde (DEM) e o ex-secretário de Trabalho e Emprego Carlos Pimenta (PDT)

Pimenta já se adiantou e, no dia 23 de maio, pediu exoneração do cargo na secretaria que ocupava, antes mesmo de obter qualquer garantia de Anastasia sobre o apoio para a disputa em Montes Claros.

*Publicado no Jornal OTEMPO em 03/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva