sábado, 23 de junho de 2012

Eleições 2012 em Belo Horizonte: candidatos à PBH


Deputado estadual Délio Malheiros (centro) é candidato do PV à prefeitura, em BH. Foto: EM/jun.2012.
 Iracema Amaral e Juliana Cipriani*
O deputado Délio Malheiros usou sua conta do twitter para anunciar a confirmação de sua candidatura à Prefeitura de Belo Horizonte na tarde deste sábado. "Tenho a honra de ter sido escolhido por aclamação como candidato do Partido Verde (PV) à prefeitura de BH. Agradeço a todos que defenderam essa tese', afirma.
O partido não anunciou as coligações definitivas nem o candidato a vice na chapa, que deve ser definido até o próximo dia 6. Além do Democratas (DEM), o partido também pode se coligar com o PDT. Se a costura política der certo e as coligações se confirmarem, o partido pode ter 82 vagas para candidatos a vereador para os 157 interessados.

A convenção do partido foi realizada na tarde deste sábado na Câmara Municipal de Belo Horizonte e reuniu lideranças e filiados, entre outros convidados.
Apoio popular
Estreante na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, o PV quer aproveitar a popularidade da ex-senadora Marina Silva na capital mineira para alavancar a candidatura do deputado estadual Délio Malheiros. Derrotada nas eleições de 2010, Marina foi a presidenciável mais votada em BH, onde recebeu 560.037, ou 39,88% dos votos válidos. Embora ela tenha deixado a legenda no ano seguinte ao pleito em razão de divergências com a direção nacional, alguns verdes já iniciaram contatos na expectativa de que ela possa participar da campanha do ex-colega de partido.


PSOL oficializa candidatura própria para Prefeitura de BH
Iracema Amaral
A professora Maria da Consolação Rocha foi oficializada na noite dessa sexta-feira, durante convenção partidária, candidata do PSOL a prefeita de Belo Horizonte. O encontro aconteceu na sede do Sindicato dos Servidores da Previdência Federal, no centro da Capital, onde também aconteceu a convenção do PCB. As duas legendas selaram coligação e os militantes do partidão indicaram o aposentado Antônio Almeida Lima candidato a vice na chapa de Consolação.

PSOL e PCB também formalizaram aliança para disputar as 41 vagas a vereador da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Ao todo, os dois partidos vão registar no Tribunal Regional Eleitoral a candidatura de 15 militantes das duas legendas. A direção das duas legendas esperam eleger até dois vereadores este ano. Hoje, nenhuma das duas agremiações possui vereador em Belo Horizonte.

Comunistas escolhem apoiar Marcio Lacerda
Militantes do Partido Comunista do Brasil (PC do B) realizam na manhã deste sábado, no plenário da Assembleia Legislativa, convenção partidária para a escolha de candidatos para a disputa eleitoral deste ano em Belo Horizonte. Os 250 delegados que participam do encontro vão oficializar o apoio à candidatura doo prefeito Marcio Lacerda (PSB), que este ano concorre à reeleição. Os comunistas decidiram se coligar com o PSB apenas na eleição para prefeito. Em contrapartida, o PC do B vai caminhar sem aliados na disputa pelas 41 vagas a vereadores disponíveis na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

A chapa fechada do PC do B é formada por 62 candidatos, que será registrada na Justiça eleitoral, conforme determina a legislação em vigor. O partido trabalha com a expectativa de eleger até três vereadores. Caso isso aconteça, a bancada do partido irá triplicar. Na atual legislatura, a legenda conta apenas com a vereadora Lúcia Scarpelli, que já decidiu, no entanto, não disputar a reeleição. Na manhã deste sábado, ela foi encontrada, por telefone, na casa de um filho, localizada em uma cidade da Região Metropolitana. Scarpelli disse que não participaria da convenção e que, na próxima segunda-feira, vai ler, em plenário da Câmara Municipal de Belo Horizonte, os motivos que a levaram a desistir da vereança. “Já dei minha cota de contribuição por 16 anos. Continuo na política, porém, agora, sem mandato” , resumiu.

PT promete encerrar novela do vice em BH neste domingo
Dos sete nomes registrados, só três devem ser submetidos à votação dos delegados. Se for necessário, o segundo turno será feito ainda hoje. Deputado Miguel Corrêa Jr. é o favorito
O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), vai conhecer hoje o nome do vice-prefeito que pode acompanhá-lo por mais quatro anos de mandato, caso consiga viabilizar a reeleição da chapa PSB-PT em outubro. Depois de muita especulação, a corrida pela vaga começa com desfalques, já que quatro dos sete inscritos na quarta-feira não devem nem dar a largada na competição. As conversas avançaram pela madrugada de hoje para fechar em três nomes a votação no encontro do PT que acontece hoje: do ex-procurador do município Marco Antônio de Rezende Teixeira, do deputado federal Miguel Corrêa Jr. e do ex-superintendente da Fundação Municipal de Parques e Jardins Luiz Gustavo Fortini.
Apesar da indefinição nas últimas semanas, há possibilidade de a votação ser decidida em apenas um turno. Caso isso não ocorra, uma segunda votação será feita ainda hoje, conforme o prazo estabelecido pela legenda e o desejo das principais lideranças. O deputado federal Miguel Corrêa Jr. é apontado como o favorito. Se não houver traição, ele tem maioria numérica dos delegados e pode chegar aos 270 votos, o que lhe daria uma vitória em primeiro turno. Indo para uma segunda etapa, ele pode ter a simpatia dos contrários a um nome vinculado ao governo Lacerda, o que também lhe tornaria favorito. Nos bastidores, é o único que estaria disposto a levar a disputa até o fim.
Tanto empenho encontra respaldo nos planos políticos do parlamentar. Trabalhando para concorrer à prefeitura em 2016, Miguel Corrêa poderia antecipar sua trajetória, caso se confirme uma candidatura de Marcio Lacerda ao governo do estado em 2014. Também é o preferido dos tucanos por ter um perfil mais conciliador. O prefeito Marcio Lacerda, no entanto, trabalha nos bastidores para emplacar Marco Antônio de Rezende, que foi seu procurador e do governo do petista Fernando Pimentel.
O grupo dos candidatos colocados como técnicos se reuniu ontem mais uma vez para tentar chegar a um nome de consenso. Na quarta-feira, conforme informou o Estado de Minas, Marco Antônio, os ex-secretários de Políticas Sociais Jorge Nahas e de Obras Murilo Valadares o deputado estadual Paulo Lamac, o líder do governo Tarcísio Caixeta e o presidente da Prodabel ,Paulo Moura, se encontraram numa cervejaria para tentar um acordo no qual o ex-procurador seria o nome ideal. Mas, apesar do apelo por Marco Antônio, até a noite de ontem o deputado federal Virgílio Guimarães insistia em colocar o seu candidato, o ex-secretário de Obras Murilo Valadares, como o candidato único. Já eram dados como certos que abririam mão Nahas e Lamac. Na plenária, devem entrar os candidatos Miguel, Fortini e Marco Antônio, mas alguns dos articuladores acreditam que Fortini possa retirar seu nome no decorrer do encontro.
Até ontem, os candidatos não confirmavam um acordo, mas mantinham o discurso pela unidade. “Continuamos achando ideal o consenso e que, se houver disputa, que ela seja a menor possível. Meu nome está colocado, mas o principal é a unidade do PT”, disse o deputado estadual André Quintão, que, caso faça um acordo, considera mais possível a união com o campo dos que defenderam a aliança com Lacerda (onde estão Nahas, Murilo, Marco Antônio e Paulo Lamac).
Miguel Corrêa Jr. também acredita no consenso, mas evita falar em desistência. “Estou construindo dia a dia a possibilidade de ter o apoio de grupos políticos do meu partido, meu trabalho é de formiguinha operária”, disse.
O vice-prefeito Roberto Carvalho, rompido politicamente com o prefeito Lacerda, também acredita no afunilamento das candidaturas e admite que o nome que indicou, Fortini, pode abandonar a briga. “Nós decidimos manter o Fortini e avaliar durante o encontro se permanece ou não. Uma questão essencial para nós é cumprir o acordo para a chapa de vereadores (aliança na eleição proporcional entre PT e PSB)”, disse Carvalho. Qualquer que seja o resultado, o PT tem uma carta na manga. Marcou a convenção partidária, soberana para fechar as alianças eleitorais, para a noite de 30 de junho, no último momento para oficializar as decisões.

*Jornal Estado de Minas BH Publicação: 23/06/2012 13:27 Atualização: 23/06/2012 13:35

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para postar seu comentário.
Espaço aberto à participação [opinião] e sujeito à moderação em eventuais comentários despretensiosos de um espírito de civilidade e de democracia.
Obrigado pela sua participação.
FN Café NEWS

FATOS DA SEMANA

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco

Mapa Geopolítico do Rio São Francisco
Caracterização do Velho Chico

Vocé é favorável à Transposição do Rio São Francisco?

FN Café NEWS: retrospectiva